Como Guns N' Roses dividiu ganhos em "Appetite" - e por que Axl levou mais
Por Igor Miranda
Postado em 28 de fevereiro de 2021
Oficialmente, o álbum de estreia do Guns N' Roses, "Appetite for Destruction" (1987), teve sua autoria creditada a todos os integrantes da banda na época. Nos bastidores, porém, essa divisão de autorias - e seus devidos direitos - foi um pouco diferente.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista à revista Classic Rock, concedida em 2010 e republicada na internet recentemente, o baterista Steven Adler revelou como foi a divisão dos royalties de "Appetite for Destruction". A porcentagem entre os integrantes foi diferente, com base na colaboração de cada um deles para o produto final.
De acordo com Adler, o vocalista Axl Rose foi quem mais recebeu por "Appetite for Destruction" - 25% dos lucros relacionados à autoria do álbum. Os guitarristas Slash e Izzy Stradlin e o baixista Duff McKagan ficaram com 20% cada. O baterista, por fim, levou 15% da fatia de royalties.
Embora tenha ficado com a menor parcela dos direitos, Steven Adler aponta que essa questão foi "dividida perfeitamente" - e foi uma sugestão dele próprio. O motivo, segundo o baterista, tem a ver com o fato de Axl Rose ter criado as letras das músicas.
"As letras são de Axl, então achei apropriado ele receber um pouco mais. Sem brigas, eu ofereci. Falei: 'cara, pode ficar com 5% da minha parte, eu fico com 15% e você com 25%'", afirmou.
Em seguida, ele reconheceu: "As letras são importantes. Se você sai dirigindo em seu carro ouvindo as músicas, você vai cantar as letras. Porém, é claro, eu ganhei muito dinheiro do 'Appetite'. Você não vende aquele tanto de discos sem ganhar dinheiro".
É difícil mensurar a fortuna feita pelos integrantes do Guns N' Roses com base em "Appetite for Destruction". Entretanto, os números de vendas ajudam a dar alguma dimensão do estouro proporcionado por esse álbum: são mais de 30 milhões de cópias vendidas mundialmente.
Com o tempo, "Appetite for Destruction" se tornou o trabalho de estreia mais vendido da história da música. É seguido de perto por "Hybrid Theory", álbum que apresentou o Linkin Park em 2000, com suas 27 milhões de cópias comercializadas em todo o planeta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Como o Rush vai homenagear Neil Peart em cada show da turnê de volta
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire

Por que era tão difícil trabalhar com o Guns N' Roses, segundo Doc McGhee
Como foi feita a cena do solo de Slash no clipe de "November Rain", do Guns N' Roses
Por que Izzy Stradlin saiu do Guns N' Roses, segundo Gilby Clarke
Quando Donald Trump quis conhecer vocalista do Guns N' Roses, o "Trump do rock"
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses


