A música pesada do Aerosmith que fez a cabeça de Slash e é a preferida de James Hetfield
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de julho de 2024
A lendária banda estadunidense Aerosmith está na ativa há mais de meio século e lançou discos sensacionais ao longo de sua brilhante história. Um desses discos é "Rocks", quarto registro de estúdio do grupo, lançado em maio de 1976. Sucessor de "Toys In The Attic", "Rocks" tem como principais destaques "Back In The Saddle" e "Last Child", as músicas mais populares do álbum em questão.
Aerosmith - Mais Novidades
Embora não seja tão popular quanto as canções acima citadas, "Nobody's Fault" é outra faixa "porreta" de "Rocks". Escrita pelo vocalista Steven Tyler e pelo guitarrista Brad Whitford, "Nobody 's Fault" é uma música pesada, cuja letra tem a ver com o medo que os integrantes da banda tinham de terremotos.
Vale lembrar que um terremoto atingiu San Fernando (Califórnia) em 1971, matando 65 pessoas. No ano seguinte, cerda de 10 mil pessoas morreram por conta de um terremoto que atingiu a Nicarágua.
O título de "Nobody's Fault" (que em português, significa algo como "Culpa de Ninguém") pode ser encarado de duas maneiras, como aponta matéria publicada pelo site Songfacts. Segundo tal matéria, "fault" pode se referir tanto à uma falha geológica quanto à ideia de que a culpa é nossa, como civilização, por ignorar a ameaça de terremotos.
"Nobody's Fault" é uma ótima música, que fez a cabeça de um famoso músico inglês, conhecido mundialmente como Slash. O guitarrista do Guns N' Roses concedeu entrevista à revista Rolling Stone em 2015 e falou sobre a obra que é o tema desta nota.
"A chave para ‘Rocks’ são as duas primeiras músicas: 'Back In The Saddle' e 'Last Child'. Essa combinação simplesmente arrancou minha cabeça. Mas minha música favorita do álbum sempre foi 'Nobody's Fault', que é a segunda música do lado B do disco e tinha uma vibração agressiva, psicótica e drogada, mas ao mesmo tempo. tinha uma coisa de blues com os Stones acontecendo, não havia nada mais legal do que o Aerosmith saindo da América naquele momento", relatou Slash.
Outro monstro da música que gosta de "Nobody's Fault" é James Hetfield, guitarrista, vocalista e um dos membros fundadores do Metallica. Em 2002, o frontman do Metallica participou do programa MTV Icon e fez comentários sobre "Rocks" (e "Nobody's Fault").
"Gostaria apenas de fechar os olhos e me imaginar em meu quarto como aquele adolescente ouvindo 'Toys In The Attic' e 'Rocks' (...). Eu conseguia cantar cada uma dessas músicas. Eu colocava o volume tão alto para ouvir até a última nota que a próxima música me assustava. Principalmente coisas pequenas, como antes da minha música favorita, 'Nobody's Fault'", disse James, que também apontou um som curioso que é possível ser ouvido por volta dos 20 segundos da música.
"Alguém entrou no estúdio e eu ouvi [o barulho de] uma porta. Eu simplesmente achei aquilo muito legal, tipo: ‘Eles não tiraram isso!'", acrescentou Hetfield, de acordo com transcrição publicada pelo site Rock And Roll Garage.
Apesar de ter sido lançada em 1976, "Nobody's Fault" foi aparecer em um show do Aerosmith apenas em junho de 1993. Ao todo, a música foi tocada em 37 apresentações do grupo, sendo que a última dessas apresentações foi realizada em novembro de 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire

A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
A balada do Aerosmith que o baixista Tom Hamilton achava "muito fraca"
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Aposentadoria do Aerosmith está próxima de ser revogada, revela Joe Perry
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
Steven Tyler: "Há álbuns que prefiro esquecer"
Regis Tadeu e a música do Iron Maiden que serviu pra encher linguiça mas se tornou clássico


