Por que Izzy Stradlin saiu do Guns N' Roses, segundo Gilby Clarke
Por Igor Miranda
Postado em 27 de janeiro de 2021
O guitarrista Gilby Clarke se juntou ao Guns N' Roses, no fim de 1991, para ocupar a vaga deixada por Izzy Stradlin. E por qual motivo Izzy deixou uma banda que estava no auge de seu sucesso?
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao canal The SDR Show, com transcrição do Ultimate Guitar, Gilby Clarke explicou as razões que fundamentaram a saída de Izzy Stradlin - ao menos em sua visão. Segundo ele, o guitarrista original estava insatisfeito com a direção que o Guns N' Roses seguia naquele momento.
"Não posso responder por Izzy, mas eu definitivamente tenho a impressão de que a banda foi em uma direção que ele não gostava mais. Ele estava cheio daquilo. Ele estava sóbrio", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Gilby destacou que Izzy queria manter o Guns em uma pegada mais simples, o que não era a intenção do vocalista Axl Rose. "A banda estava com músicos de sopro e backing vocals, Axl tinha uma visão de como fazer a banda crescer para uma versão moderna dos Rolling Stones. Só que os caras da banda são do rock and roll bem sujo", disse.
De acordo com Clarke, os demais integrantes do Guns N' Roses eram sujeitos bem simples, que viviam a essência do rock and roll - inclusive nos excessos. "Mesmo quando viajávamos em nosso jatinho particular, as malas dos caras tinham tipo uma fronha e uma garrafa de Jack Daniels, ou um case de guitarra. Era isso. Foi tão real e tão errado quanto poderia ser", comentou.
O músico apontou que o Guns N' Roses fez parte de uma segunda onda de "salvação" do rock, que estava nas mãos de bandas como A Flock of Seagulls e outros artistas da new wave na primeira metade da década de 1980. A primeira ocasião em que o estilo foi "redirecionado" à sua essência, na visão dele, foi quando o punk surgiu, nos anos 1970, e tirou o protagonismo do rock progressivo.
"Vivi isso duas vezes. Lembro de bandas como Guns N' Roses, Poison e a nova chance do Aerosmith nos anos 1980. O rock estava sombrio, tocavam A Flock of Seagulls, era muito ruim. A MTV era forte e fez tudo voltar. Pense nos anos 1970, quando o rock ficou progressivo e horrível, daí o punk surgiu e mudou as coisas. Hoje, vejo muitas bandas jovens em Los Angeles, tocando em clubes lotados para 300 ou 400 pessoas", declarou.
Gilby Clarke e o encaixe ao Guns N' Roses
Em outro momento da conversa, Gilby Clarke destacou que conseguiu se encaixar rapidamente ao Guns N' Roses - e era isso que a banda queria, já que Izzy Stradlin precisava ser substituído rapidamente. "Eles estavam muito preocupados em encontrar um guitarrista que se encaixasse, pois Slash se estabeleceu como guitarrista solo e eles precisavam de alguém para fazer o que Izzy fazia. Havia uma pequena, porém dura lista de substitutos. Ronnie Wood (Rolling Stones) foi cotado! Slash me ligou e eu, claro, aceitei", afirmou.
Apesar de ter feito alguns testes com o Guns, o guitarrista não chegou a ser avisado que a vaga era dele. A descoberta veio pela MTV. "Ele me ligou em uma segunda-feira e na segunda seguinte, eu estava assistindo à MTV, sem som, enquanto falava no telefone. Olhei e vi minha foto na MTV. Vi no final, mas anunciaram que eu estava no Guns N' Roses. A próxima ligação foi a de Slash me falando que consegui o trabalho e que sairíamos em turnê na semana seguinte", disse.
A entrevista pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
Gilby Clarke revela a diferença entre ele e Izzy Stradlin nos shows do Guns N' Roses
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
A música mais safada que Axl Rose já ouviu no rádio; "eu não conseguia acreditar"
O momento em que Axl Rose perdeu o respeito por um astro do rock: "Ficou enojado"
Richard Fortus revive meme de 35 anos do Guns N' Roses com camiseta sobre Izzy Stradlin
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
A versão de Axl Rose sobre a separação do Guns N' Roses
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal


