Por que Izzy Stradlin saiu do Guns N' Roses, segundo Gilby Clarke
Por Igor Miranda
Postado em 27 de janeiro de 2021
O guitarrista Gilby Clarke se juntou ao Guns N' Roses, no fim de 1991, para ocupar a vaga deixada por Izzy Stradlin. E por qual motivo Izzy deixou uma banda que estava no auge de seu sucesso?
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao canal The SDR Show, com transcrição do Ultimate Guitar, Gilby Clarke explicou as razões que fundamentaram a saída de Izzy Stradlin - ao menos em sua visão. Segundo ele, o guitarrista original estava insatisfeito com a direção que o Guns N' Roses seguia naquele momento.
"Não posso responder por Izzy, mas eu definitivamente tenho a impressão de que a banda foi em uma direção que ele não gostava mais. Ele estava cheio daquilo. Ele estava sóbrio", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Gilby destacou que Izzy queria manter o Guns em uma pegada mais simples, o que não era a intenção do vocalista Axl Rose. "A banda estava com músicos de sopro e backing vocals, Axl tinha uma visão de como fazer a banda crescer para uma versão moderna dos Rolling Stones. Só que os caras da banda são do rock and roll bem sujo", disse.
De acordo com Clarke, os demais integrantes do Guns N' Roses eram sujeitos bem simples, que viviam a essência do rock and roll - inclusive nos excessos. "Mesmo quando viajávamos em nosso jatinho particular, as malas dos caras tinham tipo uma fronha e uma garrafa de Jack Daniels, ou um case de guitarra. Era isso. Foi tão real e tão errado quanto poderia ser", comentou.
O músico apontou que o Guns N' Roses fez parte de uma segunda onda de "salvação" do rock, que estava nas mãos de bandas como A Flock of Seagulls e outros artistas da new wave na primeira metade da década de 1980. A primeira ocasião em que o estilo foi "redirecionado" à sua essência, na visão dele, foi quando o punk surgiu, nos anos 1970, e tirou o protagonismo do rock progressivo.
"Vivi isso duas vezes. Lembro de bandas como Guns N' Roses, Poison e a nova chance do Aerosmith nos anos 1980. O rock estava sombrio, tocavam A Flock of Seagulls, era muito ruim. A MTV era forte e fez tudo voltar. Pense nos anos 1970, quando o rock ficou progressivo e horrível, daí o punk surgiu e mudou as coisas. Hoje, vejo muitas bandas jovens em Los Angeles, tocando em clubes lotados para 300 ou 400 pessoas", declarou.
Gilby Clarke e o encaixe ao Guns N' Roses
Em outro momento da conversa, Gilby Clarke destacou que conseguiu se encaixar rapidamente ao Guns N' Roses - e era isso que a banda queria, já que Izzy Stradlin precisava ser substituído rapidamente. "Eles estavam muito preocupados em encontrar um guitarrista que se encaixasse, pois Slash se estabeleceu como guitarrista solo e eles precisavam de alguém para fazer o que Izzy fazia. Havia uma pequena, porém dura lista de substitutos. Ronnie Wood (Rolling Stones) foi cotado! Slash me ligou e eu, claro, aceitei", afirmou.
Apesar de ter feito alguns testes com o Guns, o guitarrista não chegou a ser avisado que a vaga era dele. A descoberta veio pela MTV. "Ele me ligou em uma segunda-feira e na segunda seguinte, eu estava assistindo à MTV, sem som, enquanto falava no telefone. Olhei e vi minha foto na MTV. Vi no final, mas anunciaram que eu estava no Guns N' Roses. A próxima ligação foi a de Slash me falando que consegui o trabalho e que sairíamos em turnê na semana seguinte", disse.
A entrevista pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
As 10 músicas de Elton John que são as preferidas de Zakk Wylde
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
A mensagem escondida na intro de "Hell Awaits", clássico do Slayer
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
Gilby Clarke revela a diferença entre ele e Izzy Stradlin nos shows do Guns N' Roses
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
Por que os estúdios mais lendários do rock estão desaparecendo?
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A música que o Guns N' Roses escreveu antes da fama e guardou por seis anos
As únicas quatro músicas que o Guns N' Roses nunca tocou ao vivo
O rolê de Slash com ex-empresário do Guns N' Roses que durou dois dias


