Metallica: há 60 anos, nascia o saudoso Cliff Burton
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de fevereiro de 2022
Clifford Lee Burton nasceu dia 10 de fevereiro de 1962, em Castro Valley, cidade localizada no estado da Califórnia (EUA). Conhecido mundialmente por ter sido baixista do Metallica entre 1982 e 1986, Cliff Burton completaria 60 anos de vida nesta quinta-feira (10).
O interesse de Cliff pela música surgiu na adolescência e ele começou a tocar baixo aos 13 anos, após a morte de seu irmão Scott. As suas influências no baixo variavam entre jazz, southern rock, blues, rock and roll e heavy metal. Os icônicos Geezer Butler (Black Sabbath), Steve Harris (Iron Maiden), Phil Lynott (Thin Lizzy) e Geddy Lee (Rush) inspiraram Cliff.
A vida do garoto mudou em 1982, quando Lars Ulrich e James Hetfield foram assistir um show do Trauma em Los Angeles. Os integrantes do Metallica ficaram impressionados com a performance e convidaram Cliff para o grupo. Ele topou, com uma condição: o Metallica deveria se mudar para San Francisco.
A vontade do talentoso músico foi feita e nasceu a formação clássica do Metallica: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria). Os quatro rapazes formaram um dos maiores times da história do metal e gravaram três discos que viraram o mundo da música pesada de cabeça para baixo: "Kill ‘Em All" (1983), "Ride The Lightning" (1984) e "Master Of Puppets" (1986).
O talento e a criatividade de Cliff Burton podem ser ouvidos nas excelentes "The Four Horsemen", "(Anesthesia) Pulling Teeth", "Fight Fire With Fire", "For Whom The Bell Tolls", "Fade To Black", "The Call Of Ktulu", "Master Of Puppets" e "Orion".
Infelizmente, a carreira e a vida de Cliff foram brutalmente interrompidas em 27 de setembro de 1986, em um terrível acidente com o ônibus que a banda viajava. O veículo capotou e caiu em cima de Cliff, que morreu na hora.
Cliff é lembrado até hoje pela sua maneira única de tocar baixo, que misturava técnica e agressividade. Para nossa sorte, é possível ver algumas de suas performances ao vivo.
Mais de três décadas se passaram desde sua morte. E Cliff continua sendo lembrado com muito carinho pelos fãs de heavy metal.
Feliz aniversário, Cliff. Esteja onde estiver, obrigado por ter feito tanto pela música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps