The Who: Pete Townshend e Roger Daltrey odiaram o Festival de Woodstock
Por André Garcia
Postado em 29 de julho de 2022
O The Who foi formado em 1964 e em poucos anos ganhou destaque na Inglaterra por suas canções ao mesmo tempo pop, agressivas e sofisticadas. Na segunda metade da década, Pete Townshend e companhia fizeram sucesso nos Estados Unidos, onde fizeram parte da contracultura hippie tocando em grandes festivais como Monterey Pop Fest e o lendário Woodstock.
Who - Mais Novidades
O Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969. Reunindo mais de 400 mil pessoas, marcou o auge do movimento hippie (bem como o começo de seu fim). Com o passar das décadas, o evento foi sendo recordado com um romantizado verniz saudosista que não condizia com o que realmente foi.
Os dois frontmen do The Who tiveram péssimas experiências no festival, conforme publicado pela Far Out Magazine. Quando o guitarrista Pete Townshend foi perguntado sobre o impacto cultural do Woodstock, e como aquilo o mudou, ele respondeu.
"Bem, mudou a mim, eu odiei. Eu levei minha filha de seis meses de idade, e foi muito esquisito. Eu não gostei nem um pouco. Nos largaram de uma limusine em 1,8 metros de lama, e ficamos lá por 5 horas esperando para prosseguir. Eu tomei uma caneca de café, e 5 minutos depois eu estava numa viagem de LSD sem querer. Eles botavam LSD no café, LSD na lama… se você caísse e acidentalmente bebesse água da lama, você ficaria viajando."
O vocalista Roger Daltrey certa vez recordou os frequentes problemas técnicos, que causaram horas e horas de atraso em shows como o deles e o de Jimi Hendrix.
"Aquele [show] foi particularmente difícil para mim, por causa do estado do equipamento. Estava tudo pifando! Eu estava no meio do palco com um [amplificador] Marshall enorme de 100 watt no talo no meu ouvido. A bateria de [Keith] Moon estava no meio. Eu mal conseguia ouvir o que estava cantando."
Ele contou ainda que "Woodstock não foi paz e amor. Foi muitos berros e gritaria. Quando chegou no fim, os piores lados de nossa natureza emergiram. Era gente gritando com os organizadores, gente gritando para ser paga. 'Nós temos que ser pagos, ou não temos como voltar para casa!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
"Cherry Pie", do Warrant, experimenta nova onda de popularidade
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
Rock fica fora dos shows gratuitos em Copacabana nos jogos do Brasil na Copa
Kim Thayil cita influências metálicas no início do Soundgarden
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"


"Fomos a primeira banda de heavy metal", diz Roger Daltrey sobre o The Who
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
A razão que levou Carl Palmer a não ver shows de Jimi Hendrix e The Who na Ilha de Wight
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1
O veterano músico que salvou a vida de Eddie Vedder; "sem ele eu não estaria aqui"


