The Who: Pete Townshend e Roger Daltrey odiaram o Festival de Woodstock
Por André Garcia
Postado em 29 de julho de 2022
O The Who foi formado em 1964 e em poucos anos ganhou destaque na Inglaterra por suas canções ao mesmo tempo pop, agressivas e sofisticadas. Na segunda metade da década, Pete Townshend e companhia fizeram sucesso nos Estados Unidos, onde fizeram parte da contracultura hippie tocando em grandes festivais como Monterey Pop Fest e o lendário Woodstock.
O Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969. Reunindo mais de 400 mil pessoas, marcou o auge do movimento hippie (bem como o começo de seu fim). Com o passar das décadas, o evento foi sendo recordado com um romantizado verniz saudosista que não condizia com o que realmente foi.
Os dois frontmen do The Who tiveram péssimas experiências no festival, conforme publicado pela Far Out Magazine. Quando o guitarrista Pete Townshend foi perguntado sobre o impacto cultural do Woodstock, e como aquilo o mudou, ele respondeu.
"Bem, mudou a mim, eu odiei. Eu levei minha filha de seis meses de idade, e foi muito esquisito. Eu não gostei nem um pouco. Nos largaram de uma limusine em 1,8 metros de lama, e ficamos lá por 5 horas esperando para prosseguir. Eu tomei uma caneca de café, e 5 minutos depois eu estava numa viagem de LSD sem querer. Eles botavam LSD no café, LSD na lama… se você caísse e acidentalmente bebesse água da lama, você ficaria viajando."
O vocalista Roger Daltrey certa vez recordou os frequentes problemas técnicos, que causaram horas e horas de atraso em shows como o deles e o de Jimi Hendrix.
"Aquele [show] foi particularmente difícil para mim, por causa do estado do equipamento. Estava tudo pifando! Eu estava no meio do palco com um [amplificador] Marshall enorme de 100 watt no talo no meu ouvido. A bateria de [Keith] Moon estava no meio. Eu mal conseguia ouvir o que estava cantando."
Ele contou ainda que "Woodstock não foi paz e amor. Foi muitos berros e gritaria. Quando chegou no fim, os piores lados de nossa natureza emergiram. Era gente gritando com os organizadores, gente gritando para ser paga. 'Nós temos que ser pagos, ou não temos como voltar para casa!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps