Roberto Carlos disse para a jovem banda: "o que vocês fizeram com a minha música?!"
Por Bruce William
Postado em 23 de abril de 2023
PJ, baixista do Jota Quest, participou do podcast Papo com Clê, apresentado por Clemente Magalhães. Durante o papo, PJ relembrou uma época em que a sandália Rider, fabricada pela Grendene, passou a lançar vários comerciais onde ao invés de usar canções próprias, passou a se valer da recriação de músicas já consagradas mas interpretadas, na grande maioria, por um artista diferente do original. O ano era 2005. E o Jota Quest foi escalado para fazer "Além do Horizonte", música do Roberto Carlos, que PJ descreveu como sendo "muito suave".

"O Rogério (Flausino, cantor) colocou uma referência duma música eletrônica que tinha uma divisão assim...", passando a fazer com a boca uma levada que PJ imaginou que podia ficar interessante". "Eu lembro que estava gravando o baixo, o Liminha(produtor) disse: 'Põe slap aí!'. Aquilo deu um peso na música, (a mistura) do eletrônico com o rock, que apesar da letra ser tão cândida...".
Neste ponto eles ouvem um trecho da canção. PJ comenta que a música passa uma ideia meio libertadora, que era na verdade a proposta, pois o comercial mostrava cenas de pessoas na praia, surfando, andando de asa delta e coisas assim. "É uma porrada, na verdade", diz Clemente, e PJ fala então do dia em que o Roberto chamou a banda para participar de seu especial anual de TV. "Eu lembro que ele falou assim pra gente: 'porra bicho, quê que vocês fizeram com a minha música, hein?' Virou um rockão da pesada, hein!' E eu achei que a gente ia tocar a versão dele. Mas ele cantou isso aí com a gente, essa porrada aí!"
O comercial da Rider com trilha do Jota Quest tocando "Além do Horizonte" pode ser visto no youtube. E a banda tocando no especial do Roberto Carlos a sua versão da música está no player a seguir. Nele, Roberto apresenta o Jota Quest dizendo: "Sem dúvida alguma eles formam a grande banda de rock do Brasil, eu tenho o maior respeito por esses caras", e depois confessa que a banda gravou "Além do Horizonte" de uma forma absolutamente fantástica, e que ele jamais teria pensado num arranjo deste tipo.
Já a conversa de PJ com o Corredor 5 na íntegra está no vídeo abaixo. O trecho citado acima acontece a partir de 1 hora e 50 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum



A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos


