Roberto Carlos disse para a jovem banda: "o que vocês fizeram com a minha música?!"
Por Bruce William
Postado em 23 de abril de 2023
PJ, baixista do Jota Quest, participou do podcast Papo com Clê, apresentado por Clemente Magalhães. Durante o papo, PJ relembrou uma época em que a sandália Rider, fabricada pela Grendene, passou a lançar vários comerciais onde ao invés de usar canções próprias, passou a se valer da recriação de músicas já consagradas mas interpretadas, na grande maioria, por um artista diferente do original. O ano era 2005. E o Jota Quest foi escalado para fazer "Além do Horizonte", música do Roberto Carlos, que PJ descreveu como sendo "muito suave".

"O Rogério (Flausino, cantor) colocou uma referência duma música eletrônica que tinha uma divisão assim...", passando a fazer com a boca uma levada que PJ imaginou que podia ficar interessante". "Eu lembro que estava gravando o baixo, o Liminha(produtor) disse: 'Põe slap aí!'. Aquilo deu um peso na música, (a mistura) do eletrônico com o rock, que apesar da letra ser tão cândida...".
Neste ponto eles ouvem um trecho da canção. PJ comenta que a música passa uma ideia meio libertadora, que era na verdade a proposta, pois o comercial mostrava cenas de pessoas na praia, surfando, andando de asa delta e coisas assim. "É uma porrada, na verdade", diz Clemente, e PJ fala então do dia em que o Roberto chamou a banda para participar de seu especial anual de TV. "Eu lembro que ele falou assim pra gente: 'porra bicho, quê que vocês fizeram com a minha música, hein?' Virou um rockão da pesada, hein!' E eu achei que a gente ia tocar a versão dele. Mas ele cantou isso aí com a gente, essa porrada aí!"
O comercial da Rider com trilha do Jota Quest tocando "Além do Horizonte" pode ser visto no youtube. E a banda tocando no especial do Roberto Carlos a sua versão da música está no player a seguir. Nele, Roberto apresenta o Jota Quest dizendo: "Sem dúvida alguma eles formam a grande banda de rock do Brasil, eu tenho o maior respeito por esses caras", e depois confessa que a banda gravou "Além do Horizonte" de uma forma absolutamente fantástica, e que ele jamais teria pensado num arranjo deste tipo.
Já a conversa de PJ com o Corredor 5 na íntegra está no vídeo abaixo. O trecho citado acima acontece a partir de 1 hora e 50 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
A banda que Robert Plant disse ter desperdiçado o próprio potencial
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine copiou solo de Kirk na versão do Megadeth para "Ride the Lightning"?
Dream Theater não se importa só com técnica, garante Jordan Rudess
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire

Supla participa do especial de Roberto Carlos na Rede Globo
Como Roberto Carlos mais ajudou do que atrapalhou Tim Maia, segundo Regis Tadeu
A grande crítica dos puristas contra Roberto e Erasmo Carlos, segundo Regis Tadeu
Quando o Detonautas desprezou convite do Roberto Carlos por motivo besta e se arrependeu


