O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de junho de 2024
A música "Alvorada Voraz" é um dos grandes hits do RPM e até hoje é celebrada pelos fãs dessa que foi uma das maiores bandas do rock nacional dos anos 1980. Mas qual o significado desse termo que batiza a canção interpretada pelo quarteto Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Paulo Pagni e Fernando Deluqui?
RPM - Mais Novidades
No site oficial da banda, há pistas sobre o que o RPM quis dizer com a canção, que traz um profundo significado de revolução política. Lançada pouco depois do fim da ditadura, o hit lembra nos versos alguns escândalos políticos da época.

"O caso Morel, / o crime da mala, / Coroa-Brastel, / O escândalo das jóias. / E o contrabando, / e um bando de gente importante envolvida".Já na versão de 2000, "Alvorada Voraz" ganhou nova letra atualizando os casos de corrupção: "O caso Sudam, / Maluf, Lalau, / Barbalho, Sarney, / E quem paga o jornal, / É a propaganda, / Pois nesse país é o dinheiro que manda".
Outro post no site da banda com entrevista de Paulo Ricardo explica o sentido da letra: "Alvorada é uma alusão ao palácio da Alvorada, numa época em que saíamos da ditadura militar, mas ainda tínhamos algumas coisas a dizer. Além disso, no final dos anos 80 estávamos cercados por essas expectativas sombrias, por esses pensamentos niilistas, que o mundo acabaria em 2000, a bíblia, nostradamus. Era uma geração cercada pelo pensamento de que a bomba poderia cair a qualquer momento", explica.
O texto continua: "A letra de Alvorada Voraz faz um raio X na estrutura de poder que existe no Brasil, que está assim há muito tempo e não parece que vai mudar. Esse presidencialismo de coalizão coloca todos os brasileiros reféns do sistema político, que jamais votarão em mudanças que impeçam os políticos de continuarem atuando da mesma forma.
Nesse tipo de radiografia que se faz na época, a versão de 1986 cita casos que tentam retratar a situação da época. O caso Morel, que embora faça parte de uma obra literária de Rubem Fonseca dos anos 1970, que mistura ficção com realidade, retrata a violência urbana que não distingue classes sociais e a marginalização no país.
Isso se aprofunda com a inclusão de processos policiais que tiveram grande destaque na época, como o crime da mala, que foi um dos primeiros grandes processos criminais do país. A história diz que Giuseppe, um imigrante italiano, matou sua esposa e tentou colocá-la em uma mala para se livrar de seu corpo. O homem foi preso, ficou preso por 17 anos e por decreto do então presidente Getulio Vargas em 1944, teve sua pena reduzida, foi solto em 1948".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl

O hit que RPM atualizou a letra com novos escândalos políticos e fez Maluf processar
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo
O curioso segredo que Paulo Ricardo arrancou de Sílvio Santos nos bastidores de uma premiação
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars


