O técnico de time de futebol inglês que é fã de Rock e vocalista de uma banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de setembro de 2023
Fundado no longínquo 1882, o Queens Park Rangers Football Club é um clube de futebol inglês situado no distrito de Shepherd's Bush, que localiza-se no oeste de Londres, capital da Inglaterra. Atualmente, o clube disputa a segunda divisão do campeonato local, chamada de EFL Championship.
O Queens Park Rangers não figura entre os clubes mais vencedores do futebol inglês, mas chama a atenção por um fato curioso. Conhecido pela sigla QPR, o time é treinado por Gareth Ainsworth, que é fã de Rock And Roll e vocalista da banda The Cold Blooded Hearts.
Quem é Gareth Ainsworth, o técnico/frontman?
Gareth Ainsworth iniciou sua carreira no futebol em 1991, como meio-campista do Northwich Victoria. Conhecido como "Wild Thing" ("Coisa Selvagem") por conta de sua aparência e vontade de ser uma estrela do Rock, Gareth passou por vários clubes em sua carreira, com destaque para as longas passagens por Wycombe Wanderers, Wimbledon e Queens Park Rangers.
Enquanto atuou pelo Wimbledon, entre 1998 e 2003, Gareth chegou a ter uma banda chamada APA, ao lado de seus parceiros de time Chris Perry e Trond Andersen. Ele também fez parte do grupo Dog Chewed the Handle, mas não saiu em turnê por conta de compromissos futebolísticos.
A carreira de Gareth como treinador começou em 2008, quando ele ainda atuava profissionalmente como jogador. Após experiências como interino do Queens Park Rangers, Gareth treinou o Wycombe por mais de uma década. Em 2023, o treinador/cantor foi anunciado pelo Queens Park Rangers.
A vida dupla de atleta e Rock Star
A música sempre esteve presente na vida de Gareth, como ele contou ao jornalista Dave Everley, colaborador da revista Classic Rock.
"A música sempre esteve presente. Minha mãe era uma cantora, do tipo Brenda Lee/Dusty Springfield, que costumava tocar em salas de bingo no noroeste [da Inglaterra] e até conseguiu um contrato com a EMI", disse Gareth, que em sua adolescência, se dividiu entre os campos e os palcos.
"Eram principalmente covers – ‘Livin’ On A Prayer’ do Bon Jovi, ‘Pretty Vacant’ dos Sex Pistols, um pouco de Duran Duran. Às vezes fazíamos algumas músicas de três acordes próprias."
Curiosamente, o amor de Gareth pelo Rock o ajudou dentro das quatro linhas. "De uma forma louca, isso me permitiu ser um bom jogador de futebol. Me senti diferente em campo, me senti único. É isso que a música faz com você", declarou o treinador.
A banda oficial de Gareth
The Cold Blooded Hearts é o nome da banda que conta com os serviços vocais de Gareth. Segundo a matéria assinada por Dave Everley, o som do grupo mistura Hard Rock oitentista com Rock Clássico do final dos anos 60/início dos anos 70.
"Quando as pessoas perguntam: ‘Você é um jogador de futebol que acha que pode tocar música ou um músico que se tornou bom no futebol?’, sempre digo que acho que sou o último. Eu adoro estar lá e cantar com todo o coração tanto quanto sempre fiz quando estava tocando", pontuou Gareth
O primeiro trabalho do grupo, intitulado "The Cold Light Of Day", foi produzido por Geoff Downes (tecladista do Yes) e lançado em julho de 2023. O disco foi disponibilizado no Spotify e pode ser ouvido no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps