Tony Iommi relembra produção e legado do álbum de estreia do Black Sabbath
Por André Garcia
Postado em 01 de outubro de 2025
O álbum de estreia do Black Sabbath, de 1970, desenhou ao longo de meio século uma das mais impressionantes trajetórias do rock pesado. Quando lançado, passou batido pelo público e foi detonado pela crítica. Foi só com o sucesso de seus álbuns seguintes que começou a receber atenção.
Ao longo dos anos 80, conforme bandas como Iron Maiden, Judas Priest e Metallica reverenciam aquele disco como a origem do heavy metal, ele foi ganhando ares cult. Com o passar das décadas, foi ganhando um status quase sagrado. Hoje, não há lista de álbuns mais influentes do rock que se preze que não o inclua.
Black Sabbath - Mais Novidades

Em 2019, quando seu lançamento estava prestes a completar 50 anos, Tony Iommi em entrevista para a Metal Hammer comentou sua produção, repercussão e legado.
Influências e referências
"Queríamos que [o álbum] fosse mais pesado do que qualquer coisa que já tivesse sido ouvida antes. Naquela época, todos queriam que você tocasse o que estava na moda, mas não nos conformamos com isso. Estávamos criando algo diferente. Nos primeiros dias, havia uma rivalidade entre o Black Sabbath, o Led Zeppelin e o Deep Purple, mas não era uma rivalidade no mau sentido. Não éramos escrotos uns com os outros."
"Eu gostava do poder e da atmosfera dos filmes de terror, e isso teve um impacto na minha composição. Estávamos realmente interessados [em ocultismo], especialmente Geezer [Butler, baixista] e eu; muito interessados em como era do outro lado da vida. Experimentamos um tabuleiro Ouija, e ficamos botando medo um no outro. Acho que naquela época éramos abertos a muitas coisas. Éramos jovens, estávamos aprendendo e simplesmente querendo experimentar coisas."
Gravação
"Não sabíamos nada sobre gravação. Naquela época a gente só sabia tocar as músicas como fazíamos nos shows, então foi muito diferente para nós entrar em um estúdio com um produtor. E como tínhamos apenas alguns dias para fazer o álbum inteiro, foi difícil, porque tínhamos apenas uma chance para cada música. Ficamos tipo, 'P*ta que pariu!'"
Críticas
"Não foi nada agradável ler as críticas. Eu só pensava 'Meu Deus!' Não me importaria se um crítico dissesse 'Não faz meu estilo, mas a garotada curte', só que eles diziam que ninguém gostava de nós. Aquilo foi um meio desanimador. Foi uma surpresa para nós que o álbum [eventualmente] tenha se saído tão bem."
Legado
"Mas o mais importante é que acreditávamos no que fizemos, e assim foi a vida para nós, desde o início. Tivemos que superar muitos obstáculos, mas seguimos em frente. Esse é o único jeito de chegar lá. Não podemos desmoronar por causa do que os outros dizem, temos que acreditar no que fazemos. E nós certamente acreditávamos."
Tony Iommi relembra perrengues e restrições na gravação de "Black Sabbath"
Em entrevista de 1992 para Guitar World, Tony Iommi - já a muito o único membro fundador do Black Sabbath - comentou os principais discos da banda. Sobre o primeiro, ele relembrou:
"Dinheiro era algo muito escasso naquela época, então o álbum inteiro foi gravado em oito horas em uma mesa de som de oito canais no Regent Sound, em Londres. Estávamos tão felizes só de ter a chance de gravar um disco que toda a experiência parecia muito luxuosa. Um contrato de gravação naquela época era algo muito grande."
"A maioria dos meus solos naquele disco foi feita da mesma forma que faço agora: muito improvisada. Fiz o solo estendido em 'Warning' em apenas duas tomadas. A primeira ficou muito melhor do que a segunda, mas o nosso suposto produtor, que nunca tinha produzido um álbum na vida, decidiu colocar a segunda no disco sem nos consultar."
"Naquele álbum, usei minha Gibson SG (a mesma que usei nos próximos 10 anos) e um gabinete Laney ou Marshall. Nem tivemos tempo para trabalhar os timbres, apenas colocamos os microfones na frente dos gabinetes e começamos a tocar, como se fosse ao vivo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
A música de Janis Joplin que nasceu num bar e foi gravada três dias antes de sua morte
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath


