O baterista que inventou o blast beat, segundo o lendário Dave Lombardo
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de setembro de 2025
Nos anos 1980, Dave Lombardo ajudou a redefinir os limites do heavy metal com sua bateria veloz e precisa no Slayer, tornando-se referência para gerações de músicos. Mas, segundo o próprio, uma das técnicas mais características do metal extremo não nasceu dentro do gênero. Em entrevista recente ao Ultimate Guitar, o baterista falou sobre as origens do blast beat e também sobre sua surpresa com a força e a longevidade do thrash metal.
Dave Lombardo - Mais Novidades

Conhecido por unir técnica metronômica a grooves orgânicos, Lombardo destacou que o famoso blast beat remonta a épocas anteriores ao metal. "Eu ouvi que foram os bateristas de jazz, o que acredito, porque eles fizeram tudo primeiro antes de qualquer um", afirmou. Ele também citou Mick Harris, do Napalm Death, como outro nome importante no desenvolvimento do estilo nos primórdios do grindcore.


Apesar de associado a bandas extremas, Lombardo só começou a aplicar a técnica no final dos anos 1990. "Acho que comecei a usar o blast beat com o Fantômas, em 2000. Mais tarde, usei também no Slayer, no álbum Christ Illusion", explicou.
Questionado sobre quando percebeu que o thrash metal teria impacto global, o músico revelou que não tinha noção do tamanho que o movimento ganharia. "Eu estava tão imerso que não conseguia diferenciar se aquilo era algo normal ou se estava crescendo além da conta. Tudo aconteceu de forma muito orgânica, eu não imaginava que teria a longevidade que teve", disse.
Hoje, olhando em retrospecto, Lombardo reconhece a importância da cena que ajudou a construir. "É uma das vertentes mais seguidas que existem. Os fãs são muito apaixonados e leais. Isso é muito legal, porque não é um tipo de música que as pessoas descartam facilmente, como uma moda passageira", ressaltou.

Além de seguir ativo em diferentes projetos musicais, o baterista também vem explorando outros caminhos, como sua marca de café "Double Kick" – uma referência bem-humorada ao pedal duplo que se tornou sua assinatura na bateria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps