A banda que fez Eric Clapton perder a fé; "não ligava mais para a música"
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2025
Eric Clapton sempre enxergou a guitarra como um refúgio. Desde cedo, mergulhou no blues para expressar sentimentos que dificilmente colocaria em palavras. Inspirado por nomes como Muddy Waters e Howlin' Wolf, ele transformou a dor em arte e construiu uma reputação como um dos músicos mais inventivos dos anos 1960. Grupos como The Yardbirds e Cream ajudaram a solidificar sua fama, mas também trouxeram conflitos que o empurraram para novos rumos.
Depois da implosão do Cream, Clapton tentou seguir em frente com o Blind Faith, mas o projeto não durou. O passo seguinte foi Derek and the Dominos, banda que renderia seu trabalho mais marcante da época: "Layla and Other Assorted Love Songs" (1970). O disco nasceu de sua paixão não correspondida por Patti Boyd, esposa de George Harrison, e transformou em música um turbilhão de sentimentos pessoais. No entanto, o fim abrupto do grupo deixou Clapton à deriva, sem saber para onde seguir.

O guitarrista relembrou esse período como um ponto crítico em sua carreira, em conversa com a Guitar World: "Derek and the Dominos estavam gravando quando nos separamos e eu entrei naquele lugar escuro. Eu não ligava mais para a música. A gente só discutia o dia inteiro, alguém explodia e saía. A música não importava. Eu não gostava do som da minha guitarra, não gostava da forma como eu tocava, e levei um tempo para me afastar e depois voltar."
O vazio deixado pelo fim da banda coincidiu com a intensificação de seus vícios. Clapton já experimentava a heroína e, nos anos seguintes, trocaria a droga pelo álcool, o que marcaria boa parte de seus trabalhos na década de 1970. Ele próprio admitiu que muitos de seus discos daquele período registraram momentos em que estava completamente fora de controle.
Apesar disso, Clapton conseguiu encontrar forças para retomar a carreira. Mesmo entre recaídas, voltou a gravar, tocar ao vivo e consolidar sua imagem como um dos maiores guitarristas do rock. Mas aquele período revelou uma face dura da vida de um "deus da guitarra": a constatação de que, por trás da glória, havia também abismos pessoais profundos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
O guitarrista esquecido que Eric Clapton chamou de gênio
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
O guitarrista que fez Eric Clapton se sentir inseguro no palco
Quando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra
Eric Clapton comenta a banda mais poderosa em que ele já tocou


