A música em que David Gilmour admitiu a insegurança de seguir sem Roger Waters
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2025
Lançado em setembro de 1987 no álbum "A Momentary Lapse of Reason", "Learning to Fly" marcou a retomada do Pink Floyd após a saída de Roger Waters. O título já era alvo de ironias por parte do ex-integrante, que chamou o disco de "um lapso momentâneo de razão". Mas para David Gilmour, a música tinha um peso muito maior: era o registro de sua ansiedade em assumir a liderança da banda sozinho.
Na época, o guitarrista estava tendo aulas de voo, e parte da letra nasceu de termos técnicos ouvidos durante as instruções. O letrista Anthony Moore ajudou a transformar essa linguagem de cabine em poesia, enquanto Bob Ezrin (produtor) e Jon Carin (tecladista) também assinaram a composição. "'Learning to Fly' é sobre me libertar e também sobre a mecânica real de aprender a voar um avião", contou Gilmour.

O paralelo com a vida da banda era inevitável. Após anos de conflitos e disputas de controle criativo, Waters deixou o grupo em 1985, convencido de que o Pink Floyd não sobreviveria sem ele. Gilmour, no entanto, decidiu provar o contrário. No documentário de 25 anos do grupo, ele reconheceu que tinha receio de "tocar o barco" sozinho, mas encontrou na metáfora do voo uma forma de expor essa insegurança. Trechos como "Uma alma sob tensão que está aprendendo a voar / aterrado pelas condições mas determinado a tentar" revelam claramente esse sentimento.
Curiosamente, tanto Gilmour quanto Nick Mason tinham medo de voar. Ainda assim, os dois tiraram licença de piloto, e a gravação do baterista em uma aula de voo foi usada na faixa. O videoclipe, dirigido por Storm Thorgerson, reforçou a ideia de liberdade e risco, mostrando um jovem que salta de um penhasco após colocar penas no braço. A produção foi um sucesso na MTV e rendeu ao grupo o VMA de Melhor Conceito em Vídeo.
Lançada como single, a canção alcançou o topo da parada da Billboard e se tornou um dos marcos da fase pós-Waters. Ao mesmo tempo, trouxe a confiança que Gilmour precisava para manter vivo o Pink Floyd. Como ele mesmo resumiu em 1992: "Nós estávamos, como Pink Floyd, aprendendo a voar novamente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Para Nicko McBrain (Iron Maiden), Donald Trump deveria estar na cadeia

O álbum do Pink Floyd que para Roger Waters tem pouca coisa que se salva
Pink Floyd: "Learning to Fly" segundo David Gilmour
Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
Como o Pink Floyd se sacrificou financeiramente para criar uma obra-prima
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
Mike Portnoy revela qual é seu álbum favorito do Pink Floyd: "Uma jornada emocional"
O significado de "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd, segundo Roger Waters


