Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: loudwire.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 1991 um pequeno trio de Seattle lançou um álbum despretensioso intitulado "Nevermind" e se tornou uma das maiores bandas do mundo. Através da ascensão meteórica do NIRVANA e da trágica morte do vocalista Kurt Cobain, muita tinta foi derramada sobre os mistérios que acompanharam a banda durante e após sua existência. O Loudwire lembrou de algumas coisas bizarras e bonitas, com uma lista das 20 coisas que talvez você não sabia sobre o Nirvana e o álbum "Nevermind".

126 acessosKids Reacts: Crianças reagem a... Nirvana!5000 acessosConfissões de uma groupie - a autobiografia de Pamela Miller

20 - O menino da capa de "Nevermind" era pra ser uma menina

O fotógrafo Kirk Weddle tirou duas fotos, uma com um menino e outra com uma menina, e realmente gostou mais da foto que tirou com a menina, mas a gravadora da banda insistiu que fosse escolhido o menino.

19 - O NIRVANA se recusou a fazer um show com o GUNS N'ROSES e com o METALLICA em uma turnê

Axl Rose convidou pessoalmente os caras do Nirvana para ser a banda de apoio na turnê de 92, após "Nevermind" ser lançado, mas Kurt se recusou, dizendo: "Eles (GN'R) não tem talento e fazem uma uma porcaria de música".

18 - O KISS aparece na contra capa do disco

A foto traseira é uma colagem feita por Cobain composta por pinturas de Dante Inferno, Chim Chim o macaco, e se você olhar bem de perto você achará uma pequena foto do Kiss, uma de suas bandas favoritas.

NOTA DO EDITOR: Eu também não consigo ver. :-)

17 - O locutor que aparece no video de "In Bloom" é Doug Llewelyn, ex-apresentador do "People's Court" (Tribunal do Povo)

Quando o clipe de "In Bloom" ganhou como o melhor video alternativo no MTV Video Music Awards de 1993, Michael Richards (Cosmo Kramer de "Seinfeld") entregou o troféu para o Nirvana e ao diretor Kevin Kerslake, mas Doug Llewelyn não foi visto.

16 - O Nirvana sabia como deixar o pessoal da MTV loucos

O Nirvana se apresentou no MTV Video Music Awards onde, apesar da recusa da rede de permitir que a banda tocasse sua nova canção, "Rape Me", durante a transmissão, Cobain dedilhou e cantou as primeiras partes da canção antes de entrar "Lithium", a emissora quase cortou para o intervalo comercial.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

15 - O Nirvana foi expulso de sua própria festa de lançamento do "Nevermind"

Em um minúsculo palco de Seattle, iniciou uma enorme confusão, quando Cobain e seus companheiros apareceram embriagados, os membros da banda começaram uma guerra de comida, e a segurança da casa os obrigou a se retirarem.

14 - "Nevermind" foi originalmente intitulado "Sheep"

O título foi um manifesto de Cobain. E "Nevermind" nem mesmo é uma palavra real - "Never Mind", as duas palavras separadas, seria o correto.

13 - Krist Novoselic cantou fora do tom no início de "Territorial Pissings"

O baixista desconfigurou totalmente o refrão do hino hippie dos anos 60, "Get Together". A música foi escrita pelo cantor e compositor Chet Powers e executada por Joni Mitchell, Jefferson Airplane, The Kingston Trio e The Youngbloods.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

12 - Cobain se casou com Courtney Love em 24 de fevereiro de 1992, em um penhasco com vista para a praia de Waikiki no Havaí

A cerimônia foi realizada cinco meses depois do dia do lançamento de "Nevermind" e teve a participação do baterista Dave Grohl, três membros da equipe da banda e um suposto traficante de drogas, mas Krist Novoselic não compareceu, pois ele não tinha uma boa relação com a noiva.

11 - O Nirvana quase foi dividido por questões de direitos autorais do álbum "Nevermind"

Seis meses após o álbum ser lançado, de repente, Cobain pediu uma fatia muito maior do bolo. Novoselic e Grohl quase saíram da banda em protesto.

10 - Dave Grohl foi o quinto (ou sexto) baterista do Nirvana

Grohl se juntou ao Nirvana pouco antes das gravações de "Nevermind", bateristas como Dan Peters do MUDHONEY e Dale Crover do MELVINS já tinham passado pela banda. Em um certo momento, eles até perderam a conta.

09 - Grohl não foi o único baterista que tocou em "Nevermind"

Chad Channing, era o baterista no álbum de estréia, "Bleach" de 1989, e também gravou algumas demos de "Nevermind" antes de perder lugar para Grohl.

08 - A faixa "Endless Nameless" não foi incluída nas primeiras 50.000 cópias de "Nevermind"

A gravação original de estúdio surgiu como uma hidden track do disco "Nevermind". A canção se inicia minutos após o fim de "Something in the Way", inspirando-se em Her Majesty, do álbum Abbey Road, dos BEATLES, que é considerada a primeira hidden track da história. As primeiras cópias de Nevermind (cerca de 50.000) não contêm a faixa devido a um erro de masterização.

07 - "Weird Al" Yankovic gravou sua própria "Endless Nameless"

O álbum "Off the Deep End", com a paródia de "Smells Like Teen Spirit" - "Smells Like Nirvana", deu à carreira de Yankovic bastante reconhecimento. Uma outra faixa do álbum é "Bite Me", com apenas 7 segundos.

06 - Cobain odiou a versão original feita pelo diretor Sam Bayer, para o video de "Smells Like Teen Spirit"

Cobain voou de volta para Los Angeles para re-editar o video pessoalmente. Uma das principais adições de Cobain foi a penúltima imagem do vídeo, que era uma aproximação de seu próprio rosto, após este ter sido parcialmente escondido durante grande parte do vídeo.

05 - "Nevermind" foi premiado com Disco de Diamante, com mais de 10 milhões de cópias vendidas, em março de 1999

O disco vendeu 11 milhões de cópias nos Estados Unidos e surpreendentes 30 milhões em todo o mundo. Mesmo assim, "Smells Like Teen Spirit" foi o seu único single a entrar no Top 10 da parada da Hot 100 singles.

04 - O Nirvana aparece na introdução do documentário feito em 91, da turnê européia do SONIC YOUTH

O Nirvana foi a banda de abertura no documentário "1991: The Year Punk Broke", que chegou a telas em 92.

03 - Kurt Cobain foi convidado a interpretar o papel de um traficante de heroína no filme "Pulp Fiction"

Courtney Love afirmou que o diretor Quentin Tarantino pediu pessoalmente a Cobain, que ele desempenhasse o papel de Lance, papel que foi para Eric Stoltz, por isso que Tarantino é agradecido no encarte de "In Utero".

02 - A revista Rolling Stone deu a "Nevermind" uma análise de quatro estrelas

Apesar de ser nomeado o melhor álbum da década de 90 e ficando na 17ª posição entre os 500 Maiores Álbuns de Todos Tempos, a Rolling Stone deu ao disco nada mais que quatro estrelas, sendo que a nota máxima era cinco estrelas.

01 - "Nevermind" bateu o famoso álbum de Michael Jackson "Dangerous"

O álbum "Nevermind" chegou ao primeiro lugar na parada da Billboard, ultrapassando "Dangerous", do astro pop Michael Jackson. O Nirvana havia chegado ao topo.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 26 de setembro de 2011
Post de 12 de maio de 2014
Post de 11 de junho de 2015
Post de 30 de abril de 2016
Post de 01 de dezembro de 2016
Post de 03 de abril de 2017

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

126 acessosKids Reacts: Crianças reagem a... Nirvana!311 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1552 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas441 acessosKurt Cobain: outros insights a partir de algumas de suas pinturas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

João GordoJoão Gordo
Contando para Marília Gabriela o rolê com Cobain

Elvis PresleyElvis Presley
E se o rei tivesse gravado Nirvana e AC/DC?

NirvanaNirvana
Goleiro Peter Cech, do Arsenal, em cover de "In Bloom"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Pamela MillerPamela Miller
Uma controversa personagem dos bastidores do rock

MetallicaMetallica
Ulrich comenta os motivos da saída de Jason Newsted

Alfabeto do RockAlfabeto do Rock
As 15 melhores músicas de Metal

5000 acessosAs histórias por trás de 11 capas clássicas5000 acessosOzzy Osbourne: "O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"5000 acessosRock: as dez lendas mais macabras do gênero5000 acessosMikkey Dee: "O Motorhead acabou, claro. Lemmy Era o Motorhead."5000 acessosUltimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock5000 acessosRolling Stone: revista elege melhores faixas de álbuns ruins

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online