O melhor álbum do Metallica de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de setembro de 2025
Ao longo de sua carreira, Dave Grohl deixou claro que o Metallica foi uma das bandas que moldaram sua formação musical. Em entrevista à revista Q (via Loudwire), o líder do Foo Fighters revelou qual é, na sua opinião, o melhor disco da banda de James Hetfield e Lars Ulrich: o clássico "Master of Puppets" (1986).
Grohl contou que comprou o álbum de forma quase aleatória, por catálogo, quando ainda não conhecia o termo thrash metal. "Eu comprei por correspondência, baseado apenas na descrição do disco. Dizia 'thrash metal', que eu nunca tinha ouvido antes. Quando chegou, eu não acreditei. Eu já tinha ouvido Motörhead e algumas bandas punk, mas não uma banda tão rápida, precisa e tão metal assim", lembrou.


Segundo apuração da Far Out, para o ex-baterista do Nirvana, a faixa-título "Master of Puppets" se tornou o hino definitivo do Metallica e uma das músicas que mais influenciaram sua trajetória. O álbum, considerado por muitos fãs e críticos como o auge criativo do grupo, foi também um marco na consolidação do thrash, inspirando uma geração inteira de músicos - Grohl incluso.

Dave Grohl e Metallica
A admiração do vocalista do Foo Fighters pelo Metallica, no entanto, passou por altos e baixos. No início dos anos 2000, ele criticou duramente Lars Ulrich durante a polêmica batalha contra o Napster. Grohl não concordava com a postura do baterista, que acusava o site de pirataria por compartilhar músicas da banda. "Sinto que a música deveria estar disponível para qualquer pessoa que queira ouvi-la. Quando é alguém que já vendeu milhões de discos e está reclamando de centavos, que se dane, cara", declarou na época.

A tensão entre Grohl e Ulrich nunca chegou a se tornar uma rivalidade declarada, mas foi suficiente para esfriar temporariamente a relação. Com o passar dos anos, porém, os laços foram sendo restabelecidos. O Foo Fighters chegou a participar de ações promocionais do Metallica, e Grohl relembrou momentos de camaradagem com Lars, como quando o baterista sugeriu, em pleno voo, que desviassem o avião para uma parada em Las Vegas. "Você disse: 'podemos fazer o que quisermos', e eu pensei: 'SIM, PODEMOS, CARA'", contou Grohl, rindo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps