A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Por Bruce William
Postado em 01 de outubro de 2025
Angus Young nunca foi de enrolar nas coisas. Pra ele, rock é simples: guitarra alta, energia e nada de frescura. E é com esse clima que ele comparou os Rolling Stones com o AC/DC. Segundo o guitarrista, se Mick Jagger e companhia têm o hino "(I Can't Get No) Satisfaction", a banda dele tem algo ainda mais marcante: "Back in Black".
Antes de chegar nessa comparação ousada, vale lembrar o peso que os Stones tiveram na vida dos irmãos Young. O último disco que Angus colocou para Malcolm ouvir, já no fim da vida, foi "Blue and Lonesome", a coletânea de covers de blues lançada em 2016. "Ele achou ótimo", contou Angus, em fala resgatada pela Far Out. Nada mais simbólico, já que tanto os Stones quanto o AC/DC sempre sugaram energia da mesma fonte: riffs simples, diretos e com aquele ar de música de bar enfumaçado.

Angus, claro, sempre teve um carinho especial por "Satisfaction". Não dá para negar que o riff criado por Keith Richards é daqueles que gruda na cabeça para sempre. Mas, com a típica ironia, o guitarrista do AC/DC disse: "Eu adoro tocar 'Back in Black'. É como minha esposa disse uma vez sobre músicas: se você ouve os Stones, pensa em 'Satisfaction'. E eu disse: 'Bem, nós temos uma melhor, nós temos a nossa.' [risos] E você sabe exatamente qual é.".
E cá entre nós, é possível discordar de Angus, mas ele tem lá seu ponto. Afinal, "Back in Black" não foi só mais uma música: foi o retorno triunfal da banda após a morte de Bon Scott em 1980. Brian Johnson assumiu os vocais e, de cara, gravou aquele que virou o disco mais vendido da história do rock. E a faixa-título? Bom, bastam dois segundos de riff para qualquer pessoa no planeta reconhecer. É o cartão de visitas definitivo do AC/DC, do tipo que faz você levantar a sobrancelha e pensar: "ah, agora sim".
Enquanto "Satisfaction" capturou a rebeldia dos anos 60, "Back in Black" virou símbolo da resistência dos anos oitenta. Uma nasceu de guitarras afinadas no blues britânico, a outra saiu do amplificador de um australiano baixinho vestido de uniforme escolar. E, na prática, ambas cumprem o mesmo papel: fazer você bater o pé, balançar a cabeça e esquecer do resto. Só que, segundo Angus, a dele tem aquele algo a mais. E quando o próprio guitarrista fala isso rindo, não parece presunção, soa apenas como a constatação de alguém que sabe o tamanho da própria obra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy

AC/DC: Os 40 anos da obra-prima Back In Black
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
A música lado B que salvou o AC/DC quando a banda estava perto de desistir
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
Angus Young escolheu Pretty Reckless para turnê com o AC/DC, revela Taylor Momsen
Aos 78 anos, Brian Johnson considera mais divertido se apresentar com o AC/DC atualmente
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Gene Simmons do Kiss


