O clássico álbum do Wings que Paul McCartney teve a opção de gravar no Brasil
Por João Renato Alves
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Terceiro álbum do Wings, "Band on the Run" (1973) é o trabalho mais bem-sucedido de Paul McCartney fora dos Beatles. No total, vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo. As gravações contaram apenas com o protagonista, sua esposa Linda e o guitarrista Denny Laine. A maior parte das sessões aconteceu no estúdio da EMI em Lagos, Nigéria.
Porém, o astro teve outras opções ao redor do planeta para escolher. Entre elas, uma possibilidade de registrar a obra no Brasil. A história foi contada pelo próprio em 2018 à revista GQ. Ele declarou, conforme registro do Songfacts:
"Eu estava pensando onde gravar e queria sair da Inglaterra. Então pedi para minha gravadora, a EMI, fornecer uma lista de todos os estúdios que eles tinham ao redor do mundo - eu sabia que eles tinham muitos. Um era na China, outro era no Rio de Janeiro e havia este em Lagos, Nigéria. Então disse, ‘Yeah Lagos, vamos lá’, porque eu gosto muito de música africana. Eu amo os ritmos da música africana, então escolhi sem perceber que seria um pequeno estúdio muito básico."
Paul McCartney - Mais Novidades

Outro problema não imaginado inicialmente por McCartney era que o local contava com uma série de limitações técnicas. "Nós meio que construímos metade do estúdio. Eles não tinham uma cabine vocal, então tivemos que explicar: ‘você pega um pouco de madeira, um pouco de vidro e coloca assim’. Então nós construímos as cabines vocais. Mas foi legal, eu gostei do aspecto primitivo disso e estar na África foi uma experiência bem interessante."
Para completar o cenário, o estúdio não foi o único problema. A Nigéria vivia tensões políticas e sofria a repressão de uma ditadura militar, com pobreza, doenças e muita violência. Paul e Linda chegaram a ser assaltados e perderam bolsas contendo cadernos, fitas e tudo relacionado às demos de "Band on the Run", ainda em desenvolvimento.
Por sorte, o eterno Beatle tinha (quase) tudo fresco na memória e conseguiu recordar o material. A solução foi recorrer a outro estúdio em Lagos, pertencente a Ginger Baker. O baterista do Cream chegou a colaborar com o disco, tocando percussão – em uma lata – na música "Picasso’s Last Words".
Outras participações incluíram o também percussionista Remi Kabaka, em "Bluebird" e o saxofonista Howie Casey em "Jet", "Bluebird" e "Mrs. Vandebilt". Tony Visconti se encarregou das orquestrações, enquanto os roadies Ian Horne e Trevor Jones fizeram backing vocals em "No Words".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda


Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
O ano da década de 80 que foi dominado por belos duetos, segundo a American Songwriter
Músicos do Toto foram proibidos por manager de perguntar sobre Beatles a Paul McCartney
Paul McCartney lista os cinco músicos que formariam sua banda dos sonhos
O dia que Paul McCartney questionou apelido: "Bon Jovi, por que você me chama assim?"


