Paul McCartney revela solo de guitarra dos Beatles onde ele tentou soar como Hendrix
Por André Garcia
Postado em 19 de março de 2024
Por motivos óbvios, Paul McCartney é muito lembrado como baixista. Ele é, na verdade, multi-instrumentista e vai muito além de baixo, guitarra, violão e piano. Segundo um post dedicado ao assunto no Reddit, ele ao longo de sua extensa discografia já tocou mais de 54 instrumentos — entre instrumentos de cordas (como cítara e violoncelo); de teclas (como cravo e mellotron), percussão (como tímpano e vibrafone); de sopro (como gaita e ocarina) e outros (como taças).
Em seus tempos de Beatles, ele já deixou o baixo temporariamente de lado para atacar de guitarrista solo em algumas faixas como "Taxman", que abre o "Revolver" (1966). Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 2005 ele contou que os solos dessa música foram sua tentativa de soar como Jimi Hendrix.
"George [Harrison] me deixou fazer o solo porque eu tinha uma ideia: como eram os primeiros dias de Jimi Hendrix, eu estava tentando convencer George a fazer algo parecido, com feedback e loucura. Eu estava mostrando a ele o que eu queria, e ele disse 'Bem, então faz você'."
Vale notar que "Revolver" foi gravado entre abril e junho de 1966 e lançado em agosto. McCartney só foi conhecer Jimi Hendrix em seu show de estreia na Inglaterra, realizado em 25 de novembro daquele mesmo ano.
Grande fã dos Beatles, em 4 de julho de 1967 Jimi Hendrix fez um show em Londres e sabia que Paul e George estavam na plateia. Para impressioná-los, ele abriu o show com um cover de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" — lançado poucos dias antes, em 26 de maio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps