O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2025
A história dos Beatles parece definitiva, mas até hoje surgem novidades. Paul McCartney revelou que, no início de tudo, o plano era que ele assumisse a função de guitarrista do grupo. A revelação aparece em um trecho do livro atualizado The Beatles Anthology, divulgado pela Guitar World, e mostra como um simples momento de tensão mudou para sempre a formação da banda mais influente da história.
Beatles - Mais Novidades
McCartney lembrou o período em que ainda tocava com John Lennon no The Quarrymen e acreditava ter habilidade suficiente para assumir os solos. "No meu primeiro show, me deram um solo em 'Guitar Boogie'. Eu conseguia tocá-lo facilmente nos ensaios", afirmou. Mas diante da plateia, tudo desandou: "Quando chegou o momento da apresentação, meus dedos travaram; eu pensei: 'O que estou fazendo aqui?'" O fracasso inesperado selou seu destino: "Eu estava apavorado... Eu não consegui."
Paul McCartney e guitarra?
Foi então que surgiu o nome que mudaria tudo: George Harrison. Paul conta que conhecia o futuro guitarrista dos Beatles do ônibus escolar, quando ambos moravam em Speke. "Conversávamos porque éramos próximos em idade, embora eu falasse com ele com certo ar de superioridade, porque ele era um ano mais novo", brincou. Apesar do tom leve, McCartney não hesitou em defender o talento do colega: "Ele é um guitarrista muito bom, então se vocês estão pensando em um guitarrista – esse é o cara."
A audição de George aconteceu de forma quase cinematográfica: no andar superior de um ônibus vazio. Paul relembrou: "Eles disseram: 'Vamos ouvi-lo'. George conseguia tocar 'Raunchy' tão bem que soava exatamente como no disco." Bastaram alguns acordes para que todos os presentes chegassem à mesma conclusão: "Você está dentro. Conseguiu." A habilidade do jovem Harrison fez com que ele se tornasse, nas palavras de Paul, o "guitarrista profissional" do grupo.
A partir daquele momento, John Lennon também recuou da função de solista, limitando-se aos solos em estilo Chuck Berry, enquanto Harrison assumia definitivamente a guitarra principal. Paul, por sua vez, acabou se encontrando no baixo - posição que, anos depois, se tornaria essencial para a sonoridade dos Beatles, especialmente quando ele passou a explorar melodias inventivas, complexas e marcantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
A lembrança do Facebook de 2011 sobre Nervosa que surgiu para Fernanda Lira e emocionou
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
O pedido de George Harrison que irritou Paul McCartney; "Caramba, qual é o sentido?"
O beatle que não conseguiu compor boas músicas na carreira solo, segundo George Harrison
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
O maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio


