1993 marcou o fim de uma era clássica no Heavy Metal
Por Michel Sales
Postado em 22 de fevereiro de 2025
O ano de 1993 marcou o fim de uma era clássica no Heavy Metal, com a saída de dois dos vocalistas mais icônicos do gênero: Bruce Dickinson, do Iron Maiden, e Michael Kiske, do Helloween. Ambos foram peças fundamentais na construção da identidade de suas bandas e ajudaram a definir o som do Heavy Metal Tradicional e do Power Metal, respectivamente. No entanto, por diferentes razões, esse período foi o fim de suas jornadas nas bandas que os consagraram, deixando um vazio que os fãs sentiriam por anos.
Iron Maiden: O canto de despedida de Bruce Dickinson
No Iron Maiden, Bruce Dickinson já demonstrava sinais de desgaste com a rotina da banda desde a turnê do álbum Fear of the Dark (1992). Seu desejo de explorar novos caminhos musicais e pessoais, incluindo sua carreira solo e sua paixão pela aviação, o afastava da mentalidade do grupo liderado por Steve Harris. Em 1993, ele anunciou sua saída e seguiu com uma turnê de despedida, a Real Live Tour, que culminou em um show televisionado onde um ator mascarado simbolicamente "matou" Bruce no palco – uma metáfora para sua saída.


A performance de Bruce nessa última fase foi alvo de críticas, já que ele aparentava desinteresse em alguns momentos. O Iron Maiden se viu sem sua voz principal após uma década de sucesso ininterrupto, sendo obrigado a buscar um substituto que, como a história mostrou, nunca conseguiu preencher completamente seu espaço até seu retorno em 1999.
Helloween: Michael Kiske e a derrota criativa
Enquanto o Iron Maiden perdia sua voz mais emblemática, o Helloween passava por sua própria crise interna. Após os lendários álbuns Keeper of the Seven Keys Pt. 1 & 2 (1987-1988), a banda alemã começou a explorar caminhos musicais diferentes, o que resultou nos polêmicos Pink Bubbles Go Ape (1991) e Chameleon (1993). Michael Kiske, que sempre teve uma inclinação para um som mais melódico e menos agressivo, se distanciava cada vez mais do espírito original do Power Metal que o Helloween ajudou a criar.


As tensões internas entre Kiske e Michael Weikath, além do fracasso comercial e a recepção morna dos fãs ao álbum Chameleon, tornaram insustentável sua permanência na banda. Em 1993, Kiske foi oficialmente demitido, encerrando sua trajetória na banda que ajudou a definir um dos subgêneros mais populares do metal.
O fim de uma era
A saída simultânea de Bruce Dickinson e Michael Kiske de suas respectivas bandas simbolizou o fim de um período clássico do Heavy Metal. O gênero, que nos anos 80 dominava as paradas e lotava estádios ao redor do mundo, começava a sentir os impactos de mudanças no cenário musical, como a ascensão do grunge e do metal alternativo. Tanto o Iron Maiden quanto o Helloween enfrentariam dificuldades nos anos seguintes, tentando se reinventar com novos vocalistas.

Para os fãs, 1993 não foi apenas o fim de duas formações lendárias, mas um marco da transição do Heavy Metal para uma nova fase, com desafios criativos e de identidade. No entanto, como o tempo mostraria, tanto Bruce quanto Kiske voltariam às suas respectivas bandas, provando que algumas vozes são insubstituíveis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps