Iron Maiden toca para o proletariado, enquanto o Metallica sonha com palco milionário
Por Bruce William
Postado em 16 de agosto de 2025
Bruce Dickinson deixou claro que o Iron Maiden não tem qualquer interesse em se apresentar no The Sphere, a superarena de Las Vegas famosa por seus espetáculos milionários e recursos tecnológicos de ponta. Para o vocalista, a proposta simplesmente não combina com a essência da banda.
Iron Maiden - Mais Novidades
Em entrevista ao programa Trunk Nation, com transcrição do Blabbermouth, Dickinson afirmou que o Maiden sempre foi sobre a relação direta entre público e músicos, algo que não pode ser substituído por projeções em 16K ou efeitos de imersão. "O Sphere é incrível, mas não é o Maiden. Nosso show é um complemento do que fazemos no palco, não o contrário. Qual seria o ponto de estarmos lá, se a atração principal vira a tela e não a banda?", questionou.

A arena, inaugurada em 2023, já recebeu nomes como U2, Eagles, Phish e Dead & Company, consolidando-se como o palco mais caro e tecnológico do planeta. Na época, Bruce chegou a criticar o U2 pelos altíssimos preços de ingressos: "Eu entendo como os promotores tentam fazer isso para tentar não perder dinheiro, porque os promotores fazem parte de todo o ecossistema. Sem os promotores, não haveria shows. Os promotores precisam de alguma forma recuperar seu dinheiro. Portanto, é um equilíbrio delicado, mas, em geral, os preços dos ingressos dispararam. E alguns dos preços dos ingressos que as pessoas pagam, bem, alguns dos preços que as pessoas pagam, para mim, são insanos. Eu nunca pagaria esse preço, mas, por outro lado, provavelmente não sou fã daquele artista em particular. As pessoas que são, talvez achem que vale a pena. Quero dizer, certamente com meus shows, sempre tentamos manter os preços dos ingressos dentro dos limites normais. E o mesmo acontece com o Maiden."

Mas enquanto o Iron Maiden prefere seguir em estádios tradicionais, valorizando a energia crua do contato com dezenas de milhares de fãs, o Metallica parece ir em direção oposta. Nos últimos meses, Lars Ulrich e Kirk Hammett demonstraram entusiasmo em levar o Metallica para o Sphere em 2026, após a conclusão da turnê M72. "Eu adoraria tocar lá. Foi uma das experiências mais impressionantes que já vi em um show. É o futuro das apresentações ao vivo", disse Ulrich.
Esse contraste mostra como o espírito de cada banda é ligeiramente divergente, embora, claro, não dá pra cravar se alguém está certo ou errado, são apenas pontos de vista: o Iron Maiden, que ainda se vê como um grupo moldado pelo suor e pela ligação com o "proletariado" do metal, e o Metallica, interessado em explorar a grandiosidade tecnológica e milionária de uma nova era de espetáculos. Dois caminhos diferentes, mas que mostram como o heavy metal pode se expressar tanto na simplicidade crua de guitarras, baixo, bateria e voz… quanto na grandiosidade de uma megatela de 160 mil pés quadrados e efeitos 4D.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps