A faixa do "Dark Side" que para Roger Waters resistiu mais ao teste do tempo que as outras
Por Bruce William
Postado em 16 de fevereiro de 2025
Para os fãs do "Dark Side of the Moon", todas as músicas do álbum são intocáveis. Cada faixa carrega um peso emocional e sonoro tão forte que parece impossível destacar uma em detrimento das outras. No entanto, para Roger Waters, um dos principais compositores do disco, a percepção é um pouco diferente. Em 2003, no documentário oficial sobre o álbum (wikipedia), ele apontou uma música específica como aquela que melhor resistiu ao tempo.
Pink Floyd - Mais Novidades
"Eu não escutava o disco inteiro há uns 20 anos. Foi fascinante ver como ele ainda soa coeso. 'Us and Them' provavelmente resistiu ao teste do tempo tão bem, ou até melhor, que qualquer outra música do álbum", afirmou Waters, em fala resgatada pela 107.7 The Bone.
A faixa tem uma atmosfera distinta dentro do "Dark Side of the Moon", com uma melodia melancólica e um arranjo sofisticado que mistura elementos de jazz com harmonias vocais femininas. A letra, como em grande parte do trabalho de Waters, reflete sobre a condição humana, desta vez abordando a guerra e a forma como os indivíduos são apenas peças descartáveis em um sistema impessoal. Trechos como "And after all, we're only ordinary men" e "God only knows it's not what we would choose to do" evidenciam essa crítica, ressalta o colaborador Ricardo Bellucci.
Curiosamente, "Us and Them" surgiu antes mesmo do Dark Side. A base instrumental foi composta por Richard Wright em 1970, enquanto trabalhava na trilha sonora do filme Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni. No entanto, o diretor rejeitou a peça, alegando que era "bonita, mas triste demais". Dois anos depois, a banda resgatou a música e, com letras de Waters e um arranjo expandido, ela se tornou uma das faixas mais marcantes do disco, além de ter sido responsável por uma pegadinha interna da banda.
Mesmo tendo sido subestimada na época de seu lançamento, "Us and Them" segue como um dos momentos mais sofisticados e impactantes do The Dark Side of the Moon. Se para os fãs todas as músicas do álbum são imortais, para Waters, esta é a que melhor enfrentou as décadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Cabo Wabo, bar de Sammy Hagar, é atingido por tempestade tropical
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião

Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Roger Waters, ex-Pink Floyd, conta como relação com Gilmour e Wright era tóxica
O clássico do Pink Floyd que deixa Geddy Lee, do Rush, com lágrimas nos olhos


