Quando o Pink Floyd trolou um dos seus, mas dali surgiu um hit do "Dark Side of the Moon"
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2025
Lançado em 1973, The Dark Side of the Moon é um dos álbuns mais marcantes da carreira do Pink Floyd e da história do rock. O disco aborda temas universais como o tempo, a morte e a insanidade, amarrados por um conceito sonoro inovador e coeso. Entre as faixas que se destacam estão "Time", com seu icônico começo de despertadores, "Money", marcada pela introdução com sons de caixas registradoras, e "The Great Gig in the Sky", com o vocal inesquecível de Clare Torry. É um álbum que consolidou a banda como uma força criativa única, permanecendo relevante por décadas.
Pink Floyd - Mais Novidades
Outra canção que se destaca nele é "Us And Them", que começou como uma peça de piano composta por Rick Wright enquanto trabalhava na trilha sonora do filme "Zabriskie Point", de Michelangelo Antonioni, em 1970, relata o Songfacts. Apesar de ser considerada "bonita, mas triste demais" pelo diretor, que acabou rejeitando a faixa, a banda decidiu revisitar a composição durante as sessões de gravação de "The Dark Side of the Moon", inserindo uma identidade única ao ser repaginada com influências de jazz e harmonias vocais femininas.
A canção, creditada a Roger Waters e Wright, apresenta vocais de David Gilmour e traz os famosos efeitos sonoros e trechos de vozes aleatórias que marcam o álbum. Para criar essas inserções, Waters fez perguntas provocativas a várias pessoas no estúdio, incluindo um roadie, cuja resposta sobre dar "um choque rápido e afiado" foi inserida na faixa. Além disso, a música conta com um belíssimo arranjo vocal de Liza Strike, Leslie Duncan e Doris Troy, sendo um dos primeiros usos de vocais femininos pelo Pink Floyd.
Porém, uma curiosidade sobre "Us And Them" vai além de sua composição e arranjo. Segundo o engenheiro de som Alan Parsons, Wright tocou o piano em uma das gravações acreditando estar acompanhando a banda ao vivo em outro estúdio. Na verdade, os outros membros já haviam gravado suas partes e o fizeram acreditar que estavam tocando naquele momento.
Apesar de ter começado como uma brincadeira, o resultado foi considerado um dos momentos mais brilhantes da contribuição de Wright ao Pink Floyd.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
A música que os Ramones souberam já nos ensaios que viraria um clássico
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young

A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
Quando o Pink Floyd tentou repetir uma fórmula e gerou "um fracasso notável", conforme Waters
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música pop perfeita de acordo com David Gilmour, ex-guitarrista do Pink Floyd


