O disco mais triste que Eric Clapton já fez nasceu de uma perda irreparável
Por Bruce William
Postado em 24 de abril de 2025
O blues sempre esteve presente na trajetória de Eric Clapton, desde os primeiros acordes ainda na juventude até o reconhecimento como um dos maiores guitarristas de sua geração. Mas foi no fim dos anos 1990 que ele levou essa tristeza às últimas consequências com "Pilgrim", álbum lançado em 1998 que ele mesmo descreveu como "o mais triste que já fiz".
O disco surgiu anos depois da morte de seu filho Connor, de apenas quatro anos, que caiu do 53º andar de um arranha-céu em Nova York. A dor foi canalizada inicialmente na famosa "Tears in Heaven", lançada como parte da trilha sonora do filme "Rush" (1991). Mas "Pilgrim" foi mais fundo: era um trabalho inteiro dedicado a sentimentos que, segundo o próprio Clapton, não podiam ser deixados de lado.

"Quando concebi esse álbum, avisei a todos que minha meta era fazer o disco mais triste que já foi feito", revelou o músico em fala resgatada pela Far Out. "Algumas pessoas olharam pra mim como se eu fosse louco. Mas quando ouço discos muito tristes, não fico deprimido. Sinto afinidade, alívio. A primeira coisa que penso é: 'Não estou sozinho. Graças a Deus, não estou sozinho'."
Apesar da ambição emocional do projeto, "Pilgrim" não teve a mesma recepção calorosa de outros álbuns de Clapton. O disco traz uma sonoridade mais polida, com influências de R&B contemporâneo e arranjos eletrônicos, o que causou estranhamento entre fãs acostumados ao blues cru de trabalhos anteriores. Ainda assim, músicas como "My Father's Eyes" e a faixa-título "Pilgrim" revelam um artista despido de defesas, lidando com perdas, memórias e arrependimentos.
Clapton já havia enfrentado momentos difíceis, como a luta contra o vício em drogas e álcool, além da morte de amigos próximos como Stevie Ray Vaughan. Mas nada o abalou tanto quanto a perda do filho. A ideia por trás de Pilgrim era justamente transformar esse luto em uma obra que pudesse consolar outras pessoas, ainda que, para isso, ele precisasse se expor completamente.
Mesmo com críticas divididas sobre o disco, a intenção do guitarrista era clara. Ele sabia que não poderia reverter a tragédia, mas talvez pudesse ajudar alguém que estivesse mergulhado em dor. Para Clapton, a arte sempre foi um refúgio - e dessa vez, ele decidiu dividir esse refúgio com o mundo.
O resultado é um álbum que foge do entretenimento fácil. Em vez de riffs memoráveis ou refrões grandiosos, "Pilgrim" oferece uma jornada introspectiva por tudo aquilo que não tem resposta: perda, fé, reconciliação e o silêncio que fica depois de um adeus inesperado. Se ele conseguiu fazer o disco mais triste de todos os tempos? Talvez não. Mas com certeza foi um dos mais sinceros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"

O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
O álbum de estreia que Clapton considera dos maiores de todos os tempos; "roubou o show"
O fabuloso guitarrista falecido precocemente que para Eric Clapton foi o melhor de sua época


