A guitarra roubada dos Rolling Stones em 1972 que agora apareceu misteriosamente em um museu
Por Bruce William
Postado em 15 de julho de 2025
O Metropolitan Museum of Art de Nova York anunciou recentemente uma grande e interessante aquisição: um acervo de 500 guitarras históricas. Em meio a modelos que já passaram pelas mãos de ícones do rock, uma em especial acabou despertando um interesse diferente, mas não só pelo valor musical, e sim pela suspeita de que nunca deveria ter saído das mãos de seu verdadeiro dono.
Rolling Stones - Mais Novidades
A peça em questão é uma Gibson Les Paul Standard de 1959, ligada diretamente aos Rolling Stones. Durante anos, ela foi associada a Keith Richards, que a teria usado na famosa apresentação da banda no Ed Sullivan Show, em 1964. O problema é que essa mesma guitarra consta entre as que desapareceram durante o polêmico período de gravação do álbum "Exile on Main Street", em 1972, na Villa Nellcôte, no sul da França.
Na época, o sumiço envolveu nove guitarras de Richards, além de instrumentos de outros membros da banda. O roubo, segundo se dizia, teria sido obra de traficantes locais cobrando dívidas, o que se tornou um episódio quase folclórico dentro das histórias do rock. Mas o que parecia mais um caso perdido voltou à tona com uma revelação inesperada.
Marlies Damming, empresária de Mick Taylor, declarou que a guitarra não pertencia mais a Keith Richards quando foi roubada. Segundo ela, Richards teria vendido o instrumento a Taylor em 1967, antes mesmo do guitarrista se juntar aos Rolling Stones. "Existem inúmeras fotos do Mick Taylor tocando essa Les Paul, porque ela era sua guitarra principal até desaparecer", afirmou, em fala reproduzida na Classic Rock. "Essas Les Pauls antigas têm um desenho único no tampo, como uma impressão digital."
Além de ser o instrumento que acompanhou Taylor em shows e gravações, a guitarra também marcou presença no tumultuado festival de Altamont, em 1969. Para completar o mistério, segundo uma fonte ouvida pelo Page Six, Taylor nunca recebeu qualquer compensação pelo roubo e não entende como o instrumento foi parar na coleção do Met.
A trajetória da guitarra é cheia de passagens inusitadas. Antes de Taylor, Jimmy Page a teria usado em sessões como músico contratado. Já Eric Clapton tocou o mesmo instrumento durante um show do Cream, em julho de 1966. Na ocasião, a guitarra de Clapton havia sido furtada pouco antes, e a Les Paul serviu como substituta de emergência.
Hoje, em vez de ser celebrada apenas como uma peça histórica, a Les Paul aparece como peça-chave de um mistério ainda sem resposta: como um instrumento que passou por tantas mãos - e que nunca foi oficialmente recuperado - acabou em um dos museus mais prestigiados do mundo, sem que o dono legítimo soubesse?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo


A música dos Rolling Stones que precisou de 150 takes para virar um clássico
A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O "disco fraco" dos Rolling Stones que fãs estão redescobrindo em versão deluxe
Keith Richards, dos Rolling Stones, se torna bisavô aos 82 anos de idade
Brasil viajará para a Copa do Mundo no avião dos Rolling Stones
5 músicas dos Rolling Stones que Mick Jagger não suporta ouvir
Produtor considera novo álbum dos Rolling Stones ainda melhor que o anterior
A veterana e famosa banda detestada por Keith Richards, Eric Clapton e Gene Simmons


