Regis Tadeu explica por que você deve notar Eric Clapton, antes que seja tarde demais
Por Bruce William
Postado em 31 de julho de 2025
Diante da quantidade de artistas veteranos que têm partido nos últimos tempos, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu resolveu gravar um vídeo sobre Eric Clapton enquanto ainda há tempo, em suas palavras. "A minha disposição em falar a respeito de artistas e músicos veteranos adquiriu uma urgência que foge totalmente de uma abordagem de obituário", disse ele, deixando claro que a intenção não foi fazer uma homenagem, mas sim reconhecer a importância de Clapton agora, com vida, em plena atividade.
Segundo Regis, Clapton foi o responsável por tirar o blues dos porões esfumaçados de Chicago e do Delta do Mississippi e levá-lo ao mundo com intensidade, respeito e criatividade. "Ele foi fundamental para desenterrar o blues e trazer esse gênero à luz do dia com os Yardbirds e principalmente com o Cream." Jovens que talvez jamais tivessem ouvido falar de nomes como Howlin' Wolf e John Lee Hooker descobriram os mestres do blues graças à ponte que Clapton construiu com sua guitarra.

Regis destaca que Clapton nunca precisou de velocidade ou virtuosismo exagerado para marcar seu nome. "Assim como o David Gilmour, a genialidade do Clapton está na economia, na precisão e, acima de tudo, na emoção." A guitarra dele, diz Regis, chorava, gemia, gritava e sussurrava como se fosse uma extensão da alma. Canções como "Layla" e "Wonderful Tonight" atravessaram décadas falando diretamente ao coração de quem ouve - e isso não se aprende em curso nenhum.
Mesmo sem ignorar as polêmicas e falas problemáticas do músico, Regis defende que sua relevância artística está acima disso. "Ele nos deu de presente algo que nós nunca vamos conseguir retribuir", afirmou. A dica final é direta: ouça Clapton. Não só os sucessos, mas os discos menos lembrados, as gravações cruas e as jam sessions ao vivo. E então vá além, até os gigantes que influenciaram o próprio Clapton. "Você não vai se arrepender, eu garanto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
O hit rock'n'roll de Elton John que ele não aguenta mais tocar ao vivo

A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O disco do Queen que Régis Tadeu considera constrangedor - mesmo tendo um hit atemporal
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
As duas bandas que se reuniram após ex-esposas quebrarem membros no divórcio
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


