Richard Wright poderia ter salvo "The Final Cut", do Pink Floyd?
Por Bruce William
Postado em 20 de abril de 2025
Na contracapa de "The Final Cut" (1983), há uma descrição que muitos fãs ignoram, mas que revela o espírito real do disco: "A requiem for the post-war dream by Roger Waters, performed by Pink Floyd" ("Um réquiem pelo sonho do pós-guerra, de Roger Waters, interpretado pelo Pink Floyd"). Essa frase resume o que o álbum se tornou: um projeto pessoal de Roger Waters, embora assinado pela banda.
A origem do disco estava ligada à adaptação cinematográfica de "The Wall". Waters queria aproveitar sobras da obra anterior e transformá-las em um novo álbum. Mas o resultado soou mais como um trabalho solo do que um esforço coletivo. Para muitos, "The Final Cut" marca o início da derrocada da banda, mergulhada em brigas e disputas legais.

A pergunta que fica é: se Richard Wright ainda estivesse na banda, poderia ter feito alguma diferença? Wright havia sido muito mais do que tecladista. Nos anos 1970, foi peça-chave nos arranjos e na sonoridade de discos como "Wish You Were Here" e "Animals". Seu afastamento durante "The Wall", onde até seus teclados foram minimizados, o deixou deprimido e sem motivação para continuar.
Mesmo assim, imaginar que sua presença em "The Final Cut" teria mudado algo é ilusório, teoriza a Far Out. Waters estava completamente no controle do projeto, não aceitava sugestões criativas e até David Gilmour teve pouca participação. Se Wright tivesse permanecido, enfrentaria o mesmo ambiente hostil que já havia o desgastado anos antes.
O máximo que poderia ter acontecido era Wright repetir o papel de músico contratado, executando ordens sem contribuir de fato com o conteúdo. Em outras palavras, ele não teria salvo "The Final Cut", porque, naquele momento, o Pink Floyd já não funcionava mais como uma banda. Era apenas a vitrine de Roger Waters.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica


A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
David Gilmour explica por que guitarristas não acertam solo de "Confortably Numb"
O famoso riff de guitarra que o Metallica teria copiado de clássico do Pink Floyd


