Richard Wright poderia ter salvo "The Final Cut", do Pink Floyd?
Por Bruce William
Postado em 20 de abril de 2025
Na contracapa de "The Final Cut" (1983), há uma descrição que muitos fãs ignoram, mas que revela o espírito real do disco: "A requiem for the post-war dream by Roger Waters, performed by Pink Floyd" ("Um réquiem pelo sonho do pós-guerra, de Roger Waters, interpretado pelo Pink Floyd"). Essa frase resume o que o álbum se tornou: um projeto pessoal de Roger Waters, embora assinado pela banda.
A origem do disco estava ligada à adaptação cinematográfica de "The Wall". Waters queria aproveitar sobras da obra anterior e transformá-las em um novo álbum. Mas o resultado soou mais como um trabalho solo do que um esforço coletivo. Para muitos, "The Final Cut" marca o início da derrocada da banda, mergulhada em brigas e disputas legais.

A pergunta que fica é: se Richard Wright ainda estivesse na banda, poderia ter feito alguma diferença? Wright havia sido muito mais do que tecladista. Nos anos 1970, foi peça-chave nos arranjos e na sonoridade de discos como "Wish You Were Here" e "Animals". Seu afastamento durante "The Wall", onde até seus teclados foram minimizados, o deixou deprimido e sem motivação para continuar.
Mesmo assim, imaginar que sua presença em "The Final Cut" teria mudado algo é ilusório, teoriza a Far Out. Waters estava completamente no controle do projeto, não aceitava sugestões criativas e até David Gilmour teve pouca participação. Se Wright tivesse permanecido, enfrentaria o mesmo ambiente hostil que já havia o desgastado anos antes.
O máximo que poderia ter acontecido era Wright repetir o papel de músico contratado, executando ordens sem contribuir de fato com o conteúdo. Em outras palavras, ele não teria salvo "The Final Cut", porque, naquele momento, o Pink Floyd já não funcionava mais como uma banda. Era apenas a vitrine de Roger Waters.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"

A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles
Geddy Lee elege os dois maiores solos de guitarra de todos os tempos


