Os dois álbuns do Wings que Paul McCartney acha que não ficaram tão bons
Por Bruce William
Postado em 13 de abril de 2025
Poucos artistas na história da música têm uma obra tão celebrada quanto a de Paul McCartney. Ainda assim, nem mesmo ele está imune ao próprio senso crítico. Após o fim dos Beatles, McCartney seguiu carreira solo e, em seguida, formou o Wings com o objetivo de começar algo do zero, com outro nome, outra formação e outra proposta.
Paul McCartney - Mais Novidades
O projeto nasceu da experiência positiva que Paul teve ao gravar "Ram", álbum feito em dupla com Linda McCartney, onde ele voltou a experimentar o prazer da colaboração fora do universo dos Beatles]. Ao montar o Wings, seu objetivo era simples e ousado: recomeçar do início, como se fosse um novato na indústria.
Mas mesmo carregando o prestígio de ser um ex-Beatle, a nova banda enfrentou tropeços. E o próprio McCartney reconhece isso. Em declaração resgatada pela Far Out, ele afirmou que "Wild Life", o primeiro disco do Wings, foi um grande erro: "Depois que ouvi o 'Wild Life', pensei: 'Droga, estragamos tudo com esse disco'". O álbum foi gravado em poucos dias e, segundo ele, soava cru demais.
Se o primeiro não agradou, o segundo tampouco trouxe alívio. Sobre "Red Rose Speedway", McCartney foi ainda mais direto: "Não dá pra encarar". Embora tenha tido mais cuidado na produção e incluído sucessos como "My Love", o disco não conseguiu consolidar a nova fase como ele esperava, nem em vendas, nem em crítica.
É importante lembrar que McCartney vinha de um momento delicado. Após o fim traumático dos Beatles, ele passou por um período de depressão, sem saber se ainda queria seguir como músico. Nesse contexto, os primeiros discos do Wings foram quase terapêuticos, mas também carregavam as inseguranças naturais de alguém tentando se reerguer sem seus antigos parceiros.
A recepção morna dos dois álbuns o fez duvidar do futuro da banda. Porém, ele não desistiu. "Band on the Run", lançado logo depois, mudaria tudo. Gravado em parte na Nigéria e repleto de desafios técnicos, o álbum se tornou um marco na carreira solo de Paul, consolidando o Wings como um projeto relevante e deixando para trás a má impressão dos primeiros lançamentos.
Mesmo com essa guinada positiva, McCartney nunca escondeu sua frustração com "Wild Life" e "Red Rose Speedway". Talvez por isso ele tenha revisitado essas obras em reedições posteriores, tentando resgatar algum brilho nelas, ou ao menos oferecer uma nova chance de apreciação sob outro olhar.
As críticas de McCartney a esses discos não significam que eles sejam esquecíveis. Ambos têm valor histórico, mostram um artista em transição e revelam muito sobre o processo de criação após uma ruptura tão grande quanto o fim dos Beatles. Ainda assim, para quem assinou álbuns como "Revolver" e "Abbey Road", o próprio padrão de exigência pode se tornar o maior desafio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Kamelot lança "Dark Asylum", seu novo disco de estúdio
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Filho promete que cinebiografia de Ozzy Osbourne não será "esotérica"
A música do Foo Fighters que Dave Grohl disse que não conseguiria cantar ao vivo
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd

Paul McCartney explica porque se recusa a tirar fotos com seus fãs hoje em dia
A música dos Beatles que John Lennon achava ser uma provocação de Paul a Yoko Ono
A linha de baixo dos Beatles que Paul McCartney disse ter sido "um grande momento" de sua vida
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
Os Beatles que mais "sofreram" no começo de suas carreiras solo, segundo o produtor George Martin
A música problemática do Wings que Paul McCartney afirma ter sido o melhor single da banda
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Eddie Vedder diz que tomar soco de Paul McCartney foi "um grande momento"


