A banda que Clapton queria que afundasse, mas pra tristeza dele, estava ficando cada vez melhor
Por Bruce William
Postado em 20 de maio de 2025
Eric Clapton nunca escondeu que deixou os Yardbirds insatisfeito com os rumos que a banda estava tomando. O grupo havia se aproximado demais do pop, e ele não queria fazer parte disso. Em sua cabeça, era simples: sairia e a estrutura cairia junto. "Eu vou sair e tudo vai desmoronar sem mim", admitiu, anos depois.
Eric Clapton - Mais Novidades
Só que não desmoronou. A entrada de Jeff Beck e, pouco depois, de Jimmy Page mudou o jogo. Os Yardbirds começaram a flertar com sonoridades novas e a ganhar mais força do que nunca. Para Clapton, a frustração foi inevitável: "Eu queria ser o mais crítico possível. Me machucou porque, com Jeff, eles estavam chegando a algo além do que eu era capaz", disse o guitarrista para a Louder (via Far Out).
Clapton tinha motivos para se sentir ameaçado. Beck levava a guitarra a extremos que soavam como voz humana, e Page, mesmo começando no baixo dentro do grupo, já demonstrava ser capaz de tomar conta da situação se precisasse. O plano de Clapton — sair e deixar a banda desmoronar — falhou. E, pior, a banda estava ficando melhor sem ele.
Esse baque coincidiu com outro impacto que viria logo depois: a chegada de Jimi Hendrix à Inglaterra. Se Clapton já estava digerindo mal o sucesso renovado dos Yardbirds, ver Hendrix quebrando todas as barreiras com uma guitarra na mão foi o golpe final. Dizem que ele ficou em choque ao ouvir "Purple Haze" pela primeira vez.
O guitarrista ainda iria se consolidar com o Cream, onde encontrou rivais à altura em Ginger Baker e Jack Bruce. Ali, pela primeira vez, ele se viu realmente desafiado musicalmente — o que pode ter ajudado a reconstruir sua autoconfiança. Mas o gosto amargo de ver a antiga banda brilhar sem ele nunca desapareceu por completo.
O tempo tratou de colocar cada um em seu devido lugar, mas não sem lições difíceis no caminho. No fim, Clapton entendeu que ninguém é insubstituível — e que, no rock, as surpresas raramente tocam a campainha antes de entrar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
Do dark rock ao metal extremo: 3 bandas fora do radar que você precisa ouvir
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027


O guitarrista esquecido que Eric Clapton chamou de gênio
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
O guitarrista que fez Eric Clapton se sentir inseguro no palco
Jeff Beck revela que Eric Clapton teve ciúmes de seu sucesso com o Yardbirds
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
O ícone do rock dos anos setenta que Eric Clapton tinha medo de encontrar
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


