O melhor álbum do Cream na opinião de Eric Clapton: "A gente se perdeu muito rápido"
Por André Garcia
Postado em 29 de março de 2025
Há no rock bandas que duraram poucos anos, mas deixaram um impacto profundo, como Sex Pistols, Joy Division e Cream. O Cream, considerado o tanto o primeiro supergrupo quanto o primeiro grande power trio do rock. Misturando blues, psicodelia e rock pesado, foi uma das maiores influências para Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Ou seja, se trata dos avôs do heavy metal.
Muitos fãs de Eric Clapton consideram que o Cream foi sua melhor banda, o auge de sua carreira. Ele, no entanto, tem uma visão completamente diferente e não considera ter sido nem uma de suas melhores bandas e nem um de seus melhores momentos.


Conforme publicado pela Far Out Magazine, à Classic Rock em 2016 Clapton confessou:
"Tinha só uma coisa ou outra que eu realmente me orgulhava [no Cream] — tanto na época da banda quanto hoje em dia. A maioria [das que eu me orgulhava] estava no álbum de despedida ['Goodbye', de 1969]. Sei lá… Acho que a gente se perdeu muito rápido com o Cream. Era só uma cortina de fumaça, a gente estava só tentando manter o barco flutuando. A gente não tinha um líder de fato, acho que isso foi parte do problema. A liderança mudava em um piscar de olhos."

O Cream lançou seu álbum de estreia "Fresh Cream" em 1966, no ano seguinte lançou o álbum duplo "Disraeli Gears". Só que em 1968, pouco após "Wheels of Fire" chegar às lojas, a banda se separou, por conta das tensões e divergências entre seus membros — principalmente o baterista Ginger Baker e o baixista Jack Bruce (que já se odiavam antes mesmo da formação da banda).
Mesmo assim, o power trio foi convencido (ou obrigado, como dizem algumas pessoas) por seu empresário a fazer uma turnê de despedida ainda antes de poderem finalmente seguirem seus caminhos.
Segundo Phil Spector, o Cream só gravou o disco de despedida por uma chantagem emocional de Ahmet Ertegun, o dono da gravadora deles:
"Ele disse 'Vocês tem que gravar um último disco para mim', e eles responderam 'Por quê? Nós odiamos um ao outro!' Aí ele disse: 'Não, vocês tem que fazer outro disco, mas não por mim. [O jornalista musical e produtor] Jerry Wexler está com câncer, está morrendo, e tudo que ele quer é ouvir mais um disco de vocês.' Aí eles foram lá, gravaram o disco, e depois Ahmet disse 'Jerry Wexler não está morrendo não! Ele já está melhor. Ele melhorou."

O álbum "Goodbye" foi composto por três faixas gravadas em 19 de outubro de 1968, em Los Angeles; e mais três gravadas em estúdio. Das faixas de estúdio, a que fez mais sucesso foi "Badge", de co-autoria de George Harrison.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps