A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
Por Bruce William
Postado em 27 de novembro de 2025
Quando Eric Clapton subiu ao palco do Rock and Roll Hall of Fame em 1994 para participar da inclusão do The Band, ninguém esperava que ele abrisse o jogo sobre algo tão pessoal. Em vez de apenas elogiar o grupo, ele contou que, em certo momento da carreira, tinha tomado uma decisão radical na cabeça: sair do Cream para tentar se juntar justamente àquela banda que estava sendo homenageada naquela noite.
O curioso é que essa vontade surgiu numa fase em que, olhando de fora, parecia que Clapton tinha "zerado o jogo". Em 1967, ele era guitarrista do Cream, tinha dinheiro, fama, era tratado como um deus pelos fãs e até Jimi Hendrix o tinha como referência. Mesmo assim, por dentro, o guitarrista se sentia desconfortável com o caminho que estava seguindo e, principalmente, com o que vivia dentro da própria banda. A insatisfação era grande o bastante para fazê-lo pensar em abandonar tudo.

No discurso, Clapton explicou de onde vinha o impacto que o The Band causou nele, especialmente para alguém criado na Inglaterra e fascinado pela música norte-americana: "Para alguém que nasceu na Inglaterra, como eu, e idolatrava a música dos Estados Unidos, era muito difícil encontrar um lugar onde você se encaixasse em tudo aquilo. [The Band] tinha tudo: eles eram brancos, mas pegaram tudo que podiam da música negra para fazer um belo híbrido.", explicando que aquilo soava para ele como a síntese perfeita do que vinha procurando.
A forma como aquelas músicas eram construídas também chamou a atenção de Clapton por motivos bem específicos, distantes do clima de virtuosismo e improviso pesado que cercava o Cream. Ele descreveu assim o que ouviu: "Para mim, aquilo era sério, adulto, maduro, e contava histórias, tinha belas harmonias, um canto fantástico e uma musicalidade linda sem qualquer virtuosismo." Era exatamente o tipo de som que ele queria perseguir naquele momento, a ponto de admitir, entre risos: "Eu até queria entrar para a banda [risos]!"
O sentimento não ficou só na vontade. Segundo Clapton, ele chegou a comunicar a Jack Bruce e Ginger Baker que não pretendia continuar indefinidamente naquele formato. Nas palavras dele: "Tanto que disse a Jack e Ginger que eu não ia mais continuar [tocando no Cream], que tinha que sair por que havia outra coisa acontecendo." Ou seja, o impacto do The Band foi forte o bastante para fazê-lo considerar deixar para trás um dos grupos mais celebrados da cena britânica da época.
Essa ideia ganhou um capítulo ainda mais curioso quando ele decidiu ir até Woodstock visitar o The Band. Clapton contou que aquela viagem tinha um objetivo não declarado: "Fui visitar a The Band em Woodstock e eu meio que tinha ido lá para pedir para entrar na banda [risos]... só que eu não tive coragem de pedir, sabe? Acabou que só fiquei lá sentado vendo aqueles caras trabalharem." Em vez de fazer o convite que ensaiava mentalmente, ele ficou observando o grupo em ação, sem dar o passo que mudaria sua trajetória.
No fim das contas, Clapton não saiu do Cream para se juntar ao The Band, mas o episódio ajuda a mostrar o tamanho da influência daquele som na cabeça dele. Mesmo num momento em que já era celebrado, rico e admirado por colegas como Hendrix, o guitarrista olhava para Woodstock e via ali um modelo mais "sério, adulto e maduro" de música, capaz de fazê-lo cogitar abandonar o trio que o transformara em estrela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Savatage lançará álbum ao vivo da turnê de "Gutter Ballett"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"

A banda que fez Eric Clapton querer sair do Cream para se juntar a ela
A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
Heavy metal: estilo nasceu da química do Sabbath e não do Cream ou Led, diz Iommi
Só na terceira vez é que Geezer Butler descobriu que estava diante seu maior herói no baixo


