O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo
Por Bruce William
Postado em 13 de maio de 2025
Brian May é tido como um músico detentor de uma precisão, criatividade e controle absoluto da guitarra. Dono de um dos timbres mais reconhecíveis do rock, é difícil imaginar que alguma técnica pudesse deixá-lo inseguro. Mas foi o que aconteceu quando resolveu experimentar algo novo e pouco familiar em uma música do "News of the World".
Queen - Mais Novidades
Lançado em 1977, o álbum marcou uma fase de transição do Queen, que começava a absorver a energia do punk e da música mais direta. Em "It's Late", May se aventurou por um caminho incomum: usou o tapping, técnica que viraria febre com Eddie Van Halen, mas que, na época, ainda era pouco conhecida.
"Roubei de um cara que disse que tinha roubado do Billy Gibbons, do ZZ Top", contou May à On The Record em 1982, relembrou a Far Out. ."Ele estava tocando em um clube no Texas, fazendo essas coisas de martelar com os dedos. Fiquei tão intrigado que fui pra casa, brinquei com isso por dias e acabei usando na música."
No estúdio, o resultado ficou bom, mas ao vivo, a história era outra. "Era um problema fazer no palco", admitiu May. "Achei que ficava meio forçado... Se eu insistisse, talvez virasse algo natural. Mas não era um caminho que levava muito longe, na minha visão. É meio chamativo demais."
Embora o tapping já existisse desde os anos 60, e até fosse usado por Steve Hackett no Genesis em 1971, foi Eddie Van Halen quem deu nome e visibilidade à técnica. Quando o álbum de estreia do Van Halen saiu, em 1978, May já tinha deixado o tapping de lado — enquanto Eddie transformava a técnica em sua marca registrada.
O próprio May raramente voltou a usá-la nos palcos, mantendo sua preferência por solos melódicos e construídos com nuances mais próximas da composição clássica do que do virtuosismo exagerado. "Não era muito minha praia", resumiu. Ainda assim, o solo de "It's Late" entrou para a história como um dos primeiros registros do tapping no rock de arena.
Hoje, a música é vista como uma das joias escondidas do "News of the World". E embora May tenha considerado a técnica "um beco sem saída", acabou deixando ali uma curiosidade para os fãs mais atentos — e, sem querer, entrou na mesma conversa que envolveu Steve Hackett e Eddie Van Halen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse


Em rara entrevista, Mary Austin lembra últimas palavras de Freddie Mercury
A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
O ídolo que Brian May nunca conheceu e é autor da maior canção pop adolescente da história


