Eddie Van Halen sobre o tapping: "Eu nunca disse que fui eu que criei!"
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2023
Eddie Van Halen foi eternizado no rock por conta de sua revolucionariamente excêntrica combinação de técnicas, até então pouco difundidas. A principal delas foi o tapping, que ele eternizou no instrumental "Eruption", de seu álbum de estreia, de 1978.
A técnica ficou tão relacionada a Eddie, por ter sido seu maior difusor, que logo começaram a dizer que ele era seu criador. Conforme publicado pela Music Radar, em fala ao Smithsonian National Museum of American History, em 2015, o guitar hero negou.
"Sabe, antes da internet, ninguém podia pesquisar essas coisas e tal. Ultimamente, todo mundo fica dizendo 'Ah, não foi Eddie Van Halen que inventou o tapping, hammer-ons, pull-offs, e isso e aquilo'. Eu nunca disse que fui eu que criei! Mas eu me lembro de como e quando descobri como fazer aquilo. Além do mais, nunca tinha ouvido ninguém fazer com aquilo o que fiz, que são músicas, de fato."
"Jamais me esquecerei que Alex e eu íamos a todos os shows no Forum, em Los Angeles. O Led Zeppelin estava tocando, e Jimmy Page estava assim... Ele estava fazendo [mostra na guitarra], só que ele estava com a mão [direita] no ar! Basicamente, eu apenas movi a pestana para pegar essa parte — aqui está a pestana. Ao invés de usar essa mão, eu uso essa mão para que você não consiga dizer qual dedo eu estou usando."
Um dos precursores do tapping foi Steve Hackett, guitarrista do Genesis em sua fase progressiva. Em recente entrevista, ele comparou o momento em que descobriu a técnica à descoberta da fissão nuclear.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps