Por que é preciso "cuidado" para analisar "Gita" de Raul Seixas, segundo autoridade hindu
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de junho de 2025
Líder espiritual e estudiosa do hinduísmo, Lívia Borges, presidente do Centro Ramakrishna Vedanta de Brasília, foi uma das entrevistadas para o livro "O Raul que me contaram", de Tiago Bittencourt. Ela vê na música "Gita" uma ponte entre o rock e os antigos ensinamentos da Índia — mas com um alerta.
Raul Seixas - Mais Novidades
Ao comentar a recepção popular da obra, Lívia afirma que tem "cuidado" com interpretações superficiais da canção. "Eu gosto das músicas de Raul. Mas também sei que algumas pessoas acabam se apoiando em comportamentos que ele inspirou, sem entender o que está por trás. Ele brinca com nossos preconceitos e dificuldades", disse.
Para a representante do Vedanta, a força da música está na forma como Raul trabalha o paradoxo — tema central do Bhagavad-Gita, texto sagrado hindu que inspira a letra. "Ele brinca com esse paradoxo de coisas que parecem opostas, mas que não são. Isso tira você do quadrado", afirmou.
A palavra "Gita", explica Lívia, significa "canção". Já Bhagavad pode ser traduzido como "Senhor", o que faz de Bhagavad-Gita a "Canção do Senhor". Na tradição indiana, esse senhor é Krishna. No cristianismo, seria Jesus. "A proposta é despertar nossa natureza divina", afirmou.
Um dos versos mais destacados por Lívia é "eu sou o início, o fim e o meio". Para ela, esse trecho traduz a essência dos ensinamentos hindus: "É a ideia de que tudo está contido nessa totalidade. É a conexão com o divino que vive dentro de nós."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu

O profundo significado do termo "Eu sou" que se repete em "Gita" de Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O bizarro campeonato de futebol entre sósias de Raul Seixas, Elvis Presley e Bob Marley
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava


