Por que é preciso "cuidado" para analisar "Gita" de Raul Seixas, segundo autoridade hindu
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de junho de 2025
Líder espiritual e estudiosa do hinduísmo, Lívia Borges, presidente do Centro Ramakrishna Vedanta de Brasília, foi uma das entrevistadas para o livro "O Raul que me contaram", de Tiago Bittencourt. Ela vê na música "Gita" uma ponte entre o rock e os antigos ensinamentos da Índia — mas com um alerta.
Raul Seixas - Mais Novidades
Ao comentar a recepção popular da obra, Lívia afirma que tem "cuidado" com interpretações superficiais da canção. "Eu gosto das músicas de Raul. Mas também sei que algumas pessoas acabam se apoiando em comportamentos que ele inspirou, sem entender o que está por trás. Ele brinca com nossos preconceitos e dificuldades", disse.
Para a representante do Vedanta, a força da música está na forma como Raul trabalha o paradoxo — tema central do Bhagavad-Gita, texto sagrado hindu que inspira a letra. "Ele brinca com esse paradoxo de coisas que parecem opostas, mas que não são. Isso tira você do quadrado", afirmou.
A palavra "Gita", explica Lívia, significa "canção". Já Bhagavad pode ser traduzido como "Senhor", o que faz de Bhagavad-Gita a "Canção do Senhor". Na tradição indiana, esse senhor é Krishna. No cristianismo, seria Jesus. "A proposta é despertar nossa natureza divina", afirmou.
Um dos versos mais destacados por Lívia é "eu sou o início, o fim e o meio". Para ela, esse trecho traduz a essência dos ensinamentos hindus: "É a ideia de que tudo está contido nessa totalidade. É a conexão com o divino que vive dentro de nós."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
"O Savatage nunca devia ter parado", admite guitarrista Chris Caffery
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone

O profundo significado do termo "Eu sou" que se repete em "Gita" de Raul Seixas

A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
As aventuras de Raul Seixas na academia: "Sapato, meia social e bermuda agarradinha"


