Anika Nilles do Rush lembra o início na bateria: "Michael Jackson me manteve firme"
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de outubro de 2025
A trajetória da alemã Anika Nilles, nova baterista do Rush, começou de maneira bastante orgânica - dentro de casa. "Meu pai tocava bateria também. Ele tentou me ensinar as primeiras coisas, e isso funcionou, claro, mas quando eu tinha cerca de seis anos, eles me colocaram em uma escola de música local, porque meu pai era autodidata", contou Anika em entrevista ao canal TV Braba.
Apesar do incentivo familiar, a experiência na escola de música não foi exatamente inspiradora. "Naquela época, no final dos anos 80, as aulas eram muito conservadoras na Alemanha. Você tinha que ficar dois anos só tocando caixa. E como criança, você quer tocar tudo, detonar na bateria", relembra, rindo. Seu pai, percebendo a frustração, continuou ensinando-a paralelamente em casa. "Ele me ensinava grooves e músicas, tipo Michael Jackson, e acho que isso me manteve firme durante o processo da escola."

Anika explica que sua formação foi metade autodidata e metade formal. "Até os 12 ou 13 anos, muito do que aprendi foi por conta própria. Eu tinha professores, mas era tudo muito baseado em livros. Como criança, eu também colocava músicas pra tocar e fazia o que queria - o que realmente me interessava."
Mais tarde, a musicista teve contato com um dos grandes nomes do ensino de bateria na Alemanha, Klaus Hesler, que morava na mesma região. "Ele é um grande professor. Estudei com ele diferentes abordagens e pude levar meus próprios temas para as aulas." Na universidade, Anika seguiu desenvolvendo esse espírito investigativo. "Mesmo na faculdade, muita coisa que aprendi foi autodidata, porque explorei assuntos por conta própria, como as quintinas, que nem faziam parte do programa. Meu professor tentou me ajudar, mas a maior parte foi ideia minha."
O estudo das quintinas - subdivisões rítmicas de cinco notas - nasceu de uma jam session despretensiosa. "Tudo começou com um baixista que me perguntou se eu podia fazer um groove em 5. Ele não quis dizer compasso ímpar, mas subdivisão de cinco notas. Eu tentei entrar na linha de baixo dele, mas sempre caía em seis notas. Aquilo me deixou curiosa, e eu mergulhei no assunto."
Anika e estudo de bateria
A partir dessa experiência, ela definiu um objetivo: compor uma música inteira em quintina. "Usei quase um ano até terminar meu curso na universidade e pensei: esse é um ótimo objetivo. Vamos descobrir isso. Eu escrevi uma música e fiz os grooves funcionarem. Foi assim que comecei."
Anika conta que naquela época - há cerca de 15 anos - o tema era raríssimo. "Não tinha nada no YouTube, Instagram, nada. Eu procurava qualquer coisa que pudesse me ajudar, mas não encontrava. Tive que descobrir tudo, anotar e criar um plano pra mim mesma." O resultado foi um método único, baseado em experimentação e paciência. "Quando alcancei o objetivo, pensei: 'agora fiz em 5, como seria em 7?' E percebi que isso abria uma possibilidade totalmente nova no meu jeito de tocar."
Essa pesquisa acabou se transformando no livro "Pad Book", que reúne seus exercícios e estudos sobre subdivisões. "O livro surgiu naturalmente. Eram meus exercícios escritos em papéis, guardados num canto da sala. Resolvi compilar tudo e explicar cada passo e cada ideia." Ela ressalta que quis criar algo acessível: "É difícil mergulhar nesse assunto quando você não tem alguém pra explicar. Então quis fazer dele um livro completo, com foco nas subdivisões de cinco e sete."
Confira a entrevista completa abaixo.
Rush retorna aos palcos em 2026
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Quem é Anika Nilles, a nova baterista do Rush que vai substituir Neil Peart
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Geddy Lee diz que Anika Nilles não era fã do Rush
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O recado que Anika Nilles deixou para fãs do Rush: "Palavras gentis e mente aberta"
Rush deve expandir banda para a próxima turnê
As opiniões divergentes dos fãs sobre o retorno do Rush com a baterista Anika Nilles
Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
Mike Portnoy comenta retorno do Rush e dá sua opinião sobre Anika Nilles
Família de Neil Peart manifesta apoio à volta do Rush
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980


