Alex Lifeson revela o maior desafio para reunir o Rush; "Tocar dissipou as nuvens"
Por Bruce William
Postado em 12 de outubro de 2025
Depois de anos sem Rush no palco e do luto pela perda de Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson voltaram a tocar juntos - primeiro em privado, sem pressa. O que começou como um encontro entre amigos virou ensaio de verdade. A partir daí, a conversa sobre "e se...?" ganhou outro tom.
Começou despretensioso: encontros na casa do guitarrista, café, jam e risadas, retrata a Ultimate Guitar. "Ele vinha aqui, tomava meu café, ficava por perto, fazia uma jam, e a gente ria. E então, um dia, não sei por quê, começamos a tocar algumas músicas do Rush por diversão. Caramba, a gente ria tanto e estava curtindo tanto, que foi quase como se tocar aquelas músicas tivesse dissipado as nuvens escuras."

Ao revisitar o repertório, Lifeson percebeu o tamanho do desafio técnico depois de um período afastado. "Eu amo tocar demais. E eu continuei, nesses últimos anos, fazendo outros projetos. Mas quando sentamos e começamos a tocar algumas coisas do Rush, percebi como era difícil tocar essas músicas. Quando você faz isso todo dia por 40 anos, não é grande coisa, de verdade. Você se acostuma."
A distância deixou tudo mais nítido. "Mas quando você fica longe disso, e fica um pouco mais objetivo sobre a intensa complexidade da música, a sensação e as novas nuances e todas as coisas que entram na criação de uma música e de uma performance do Rush, ser desafiado por isso de novo foi muito, muito empolgante. E quanto mais começamos a ensaiar e tocar, mais eu simplesmente me apaixonei pela ideia de tocar de novo."
A decisão de retomar também passou pelo luto pela perda de Neil Peart. "Em primeiro lugar, por causa do que isso implica em termos de trabalho, mas também pelo que havia acontecido, sabe, perder um integrante como o Neil é devastador. Foi um período muito triste, e levou tempo até para considerarmos. Esta é uma decisão relativamente recente, e eu diria que ficou meio fora de cogitação por muito tempo por causa dessas circunstâncias - e como você substitui alguém que é insubstituível?"
Com o avanço dos ensaios, a dupla definiu que a bateria ficará com Anika Nilles. A proposta agora é celebrar a história no palco, com um set que respeite o peso técnico do material, exatamente o tipo de "complexidade intensa" que, segundo Lifeson, reacendeu a vontade de tocar. A nova formação não pretende "substituir" Neil Peart, e sim sustentar as partes com precisão e personalidade, deixando claro que o foco está em tocar bem e em paz com a própria história. O restante - ordem das músicas, duração dos shows, eventuais surpresas - virá do próprio processo; por ora, bastou voltar a ligar os amplificadores para que a conversa saísse do campo das hipóteses e virasse trabalho. Se o obstáculo era técnico, foi a técnica, ironicamente, que abriu a porta.
Rush retorna aos palcos em 2026
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Geddy Lee diz que Anika Nilles não era fã do Rush
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Anika Nilles, nova baterista do Rush, conta tudo sobre sua banda Nevell
O recado que Anika Nilles deixou para fãs do Rush: "Palavras gentis e mente aberta"
Rush deve expandir banda para a próxima turnê
As opiniões divergentes dos fãs sobre o retorno do Rush com a baterista Anika Nilles
Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
Mike Portnoy comenta retorno do Rush e dá sua opinião sobre Anika Nilles
Família de Neil Peart manifesta apoio à volta do Rush
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980


