Alex Lifeson revela o maior desafio para reunir o Rush; "Tocar dissipou as nuvens"
Por Bruce William
Postado em 12 de outubro de 2025
Depois de anos sem Rush no palco e do luto pela perda de Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson voltaram a tocar juntos - primeiro em privado, sem pressa. O que começou como um encontro entre amigos virou ensaio de verdade. A partir daí, a conversa sobre "e se...?" ganhou outro tom.
Começou despretensioso: encontros na casa do guitarrista, café, jam e risadas, retrata a Ultimate Guitar. "Ele vinha aqui, tomava meu café, ficava por perto, fazia uma jam, e a gente ria. E então, um dia, não sei por quê, começamos a tocar algumas músicas do Rush por diversão. Caramba, a gente ria tanto e estava curtindo tanto, que foi quase como se tocar aquelas músicas tivesse dissipado as nuvens escuras."

Ao revisitar o repertório, Lifeson percebeu o tamanho do desafio técnico depois de um período afastado. "Eu amo tocar demais. E eu continuei, nesses últimos anos, fazendo outros projetos. Mas quando sentamos e começamos a tocar algumas coisas do Rush, percebi como era difícil tocar essas músicas. Quando você faz isso todo dia por 40 anos, não é grande coisa, de verdade. Você se acostuma."
A distância deixou tudo mais nítido. "Mas quando você fica longe disso, e fica um pouco mais objetivo sobre a intensa complexidade da música, a sensação e as novas nuances e todas as coisas que entram na criação de uma música e de uma performance do Rush, ser desafiado por isso de novo foi muito, muito empolgante. E quanto mais começamos a ensaiar e tocar, mais eu simplesmente me apaixonei pela ideia de tocar de novo."
A decisão de retomar também passou pelo luto pela perda de Neil Peart. "Em primeiro lugar, por causa do que isso implica em termos de trabalho, mas também pelo que havia acontecido, sabe, perder um integrante como o Neil é devastador. Foi um período muito triste, e levou tempo até para considerarmos. Esta é uma decisão relativamente recente, e eu diria que ficou meio fora de cogitação por muito tempo por causa dessas circunstâncias - e como você substitui alguém que é insubstituível?"
Com o avanço dos ensaios, a dupla definiu que a bateria ficará com Anika Nilles. A proposta agora é celebrar a história no palco, com um set que respeite o peso técnico do material, exatamente o tipo de "complexidade intensa" que, segundo Lifeson, reacendeu a vontade de tocar. A nova formação não pretende "substituir" Neil Peart, e sim sustentar as partes com precisão e personalidade, deixando claro que o foco está em tocar bem e em paz com a própria história. O restante - ordem das músicas, duração dos shows, eventuais surpresas - virá do próprio processo; por ora, bastou voltar a ligar os amplificadores para que a conversa saísse do campo das hipóteses e virasse trabalho. Se o obstáculo era técnico, foi a técnica, ironicamente, que abriu a porta.
Rush retorna aos palcos em 2026
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Dia dos Namorados: 4 cantoras de Metal e Hard Rock e suas histórias de amor
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush

Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
A única música do Rush que Anika Nilles conhecia; "Claro que eu conhecia o Neil"
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Rush deve expandir banda para a próxima turnê
Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
Mike Portnoy comenta retorno do Rush e dá sua opinião sobre Anika Nilles
Família de Neil Peart manifesta apoio à volta do Rush
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
O cara que conseguiu fazer Neil Peart aceitar dicas na bateria


