Alex Lifeson revela o maior desafio para reunir o Rush; "Tocar dissipou as nuvens"
Por Bruce William
Postado em 12 de outubro de 2025
Depois de anos sem Rush no palco e do luto pela perda de Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson voltaram a tocar juntos - primeiro em privado, sem pressa. O que começou como um encontro entre amigos virou ensaio de verdade. A partir daí, a conversa sobre "e se...?" ganhou outro tom.
Começou despretensioso: encontros na casa do guitarrista, café, jam e risadas, retrata a Ultimate Guitar. "Ele vinha aqui, tomava meu café, ficava por perto, fazia uma jam, e a gente ria. E então, um dia, não sei por quê, começamos a tocar algumas músicas do Rush por diversão. Caramba, a gente ria tanto e estava curtindo tanto, que foi quase como se tocar aquelas músicas tivesse dissipado as nuvens escuras."

Ao revisitar o repertório, Lifeson percebeu o tamanho do desafio técnico depois de um período afastado. "Eu amo tocar demais. E eu continuei, nesses últimos anos, fazendo outros projetos. Mas quando sentamos e começamos a tocar algumas coisas do Rush, percebi como era difícil tocar essas músicas. Quando você faz isso todo dia por 40 anos, não é grande coisa, de verdade. Você se acostuma."
A distância deixou tudo mais nítido. "Mas quando você fica longe disso, e fica um pouco mais objetivo sobre a intensa complexidade da música, a sensação e as novas nuances e todas as coisas que entram na criação de uma música e de uma performance do Rush, ser desafiado por isso de novo foi muito, muito empolgante. E quanto mais começamos a ensaiar e tocar, mais eu simplesmente me apaixonei pela ideia de tocar de novo."
A decisão de retomar também passou pelo luto pela perda de Neil Peart. "Em primeiro lugar, por causa do que isso implica em termos de trabalho, mas também pelo que havia acontecido, sabe, perder um integrante como o Neil é devastador. Foi um período muito triste, e levou tempo até para considerarmos. Esta é uma decisão relativamente recente, e eu diria que ficou meio fora de cogitação por muito tempo por causa dessas circunstâncias - e como você substitui alguém que é insubstituível?"
Com o avanço dos ensaios, a dupla definiu que a bateria ficará com Anika Nilles. A proposta agora é celebrar a história no palco, com um set que respeite o peso técnico do material, exatamente o tipo de "complexidade intensa" que, segundo Lifeson, reacendeu a vontade de tocar. A nova formação não pretende "substituir" Neil Peart, e sim sustentar as partes com precisão e personalidade, deixando claro que o foco está em tocar bem e em paz com a própria história. O restante - ordem das músicas, duração dos shows, eventuais surpresas - virá do próprio processo; por ora, bastou voltar a ligar os amplificadores para que a conversa saísse do campo das hipóteses e virasse trabalho. Se o obstáculo era técnico, foi a técnica, ironicamente, que abriu a porta.
Rush retorna aos palcos em 2026
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
A reação de Robert Plant do Led Zeppelin ao ouvir Mark Tremonti cantando Frank Sinatra
O rockstar que revelou ser a próxima vítima do assassino de John Lennon
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Rush retornará aos palcos em 2026 com Anika Nilles na bateria
Leia a nota oficial do Rush anunciando seu retorno para turnê em 2026
Família de Neil Peart manifesta apoio à volta do Rush
Quem é Anika Nilles, a nova baterista do Rush que vai substituir Neil Peart
Os dois bateristas brasileiros que Anika Nilles, nova baterista do Rush, mais admira
Mike Portnoy comenta retorno do Rush e dá sua opinião sobre Anika Nilles
Rush deve expandir banda para a próxima turnê
Anika Nilles agradece membros do Rush pela confiança e Eloy Casagrande deixa um recado
Rush agradece apoio dos fãs à nova baterista Anika Nilles
Geddy Lee diz que Anika Nilles não era fã do Rush
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
A única música do Rush que Anika Nilles conhecia; "Claro que eu conhecia o Neil"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"


