Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de outubro de 2025
Será que Paul McCartney foi o responsável por trazer o Rush de volta aos palcos? De acordo com o jornalista Chad Childers, da Loudwire, tudo indica que sim - ou, pelo menos, que o ex-beatle teve um papel fundamental para que Geddy Lee e Alex Lifeson reconsiderassem a possibilidade de tocar novamente sob o nome da lendária banda canadense.
Em 2023, em entrevista ao The Washington Post, Geddy Lee revelou que a até então "ideia proibida" de continuar o Rush após a morte de Neil Peart (em 2020) começou a mudar depois de uma conversa com McCartney. "Era um assunto tabu," contou Lee. "Mas quando tocamos aquelas músicas novamente com um terceiro baterista, o 'elefante na sala' simplesmente desapareceu."


Tudo começou com a participação de Lee e Lifeson nos shows tributo a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters e grande fã do Rush, realizados em 2022. Após a apresentação - que contou com vários músicos convidados revezando-se na bateria -, os dois foram abordados por McCartney durante a festa pós-show.
"Paul nos parabenizou e nos incentivou a voltar à estrada depois de ver a reação do público àquela performance," revelou Geddy. "Foi bom perceber que, se quiséssemos sair em turnê - como algo novo, ou apenas como Rush -, poderíamos fazer isso agora," completou o baixista.

Segundo a Loudwire, McCartney teria dito a Lee e Lifeson que não deveriam "deixar a música morrer" e que ainda tinham muito a oferecer aos fãs. O incentivo do ex-beatle, somado à recepção calorosa dos tributos, fez com que os canadenses começassem a considerar uma reunião de verdade.
Na época, Lifeson ainda se recuperava de problemas de saúde e de uma cirurgia no estômago, o que adiou qualquer decisão imediata. "Ele precisava se sentir bem, saudável e forte," explicou Geddy. "E então, talvez, poderíamos conversar sobre isso."
Essa conversa finalmente aconteceu - e resultou no anúncio oficial da turnê "Fifty Something", que marca o retorno do Rush aos palcos em 2026, com a baterista Anika Nilles assumindo o posto deixado por Peart.

Rush retorna aos palcos em 2026
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps