Quem é Anika Nilles, a nova baterista do Rush que vai substituir Neil Peart
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de outubro de 2025
O universo do rock progressivo foi pego de surpresa nesta segunda-feira (6 de outubro), quando o Rush anunciou oficialmente sua volta aos palcos em 2026. A grande novidade é que a bateria - lugar eternamente associado ao lendário Neil Peart, falecido em 2020 - será ocupada pela alemã Anika Nilles, uma das bateristas mais respeitadas da nova geração. O retorno marca o primeiro show do trio canadense desde 2015, e, segundo o comunicado oficial, será uma turnê comemorativa de 50 anos de carreira.


Em texto divulgado no site da banda, Geddy Lee explicou a decisão: "Alex e eu sentimos muita falta de tocar essas músicas. Neil era insubstituível, mas encontramos alguém extraordinário. Anika é uma musicista incrível, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la aos fãs do Rush". A turnê, intitulada "Fifty Something Tour", terá início no dia 7 de junho de 2026, em Los Angeles, passando ainda por Canadá e México até setembro do mesmo ano.

Quem é Anika Nilles?
Mas afinal, quem é Anika Nilles? Nascida em 29 de maio de 1983, em Aschaffenburg, Alemanha, Anika cresceu cercada por músicos - o pai, dois tios e um primo são bateristas. Aos seis anos, já empunhava as baquetas. Em entrevista à South African Drummer, ela contou: "Meu pai percebeu meu interesse e começou a me ensinar os primeiros grooves. Foi amor à primeira batida".

Antes de se tornar profissional, Nilles trilhou um caminho incomum: trabalhou como professora infantil e chegou a estudar serviço social antes de abandonar tudo para se dedicar integralmente à música. Formou-se em música popular pela Popakademie Baden-Württemberg, na cidade de Mannheim, e começou a postar vídeos no YouTube a partir de 2013, com músicas autorais como "Wild Boy" e "Alter Ego".
Com sua banda Nevell, Anika lançou os álbuns "Pikalar" (2017), "For a Colorful Soul" (2020), "Opuntia" (2022) e "False Truth" (2025). O álbum "For a Colorful Soul" chegou ao Top 3 das paradas de jazz do iTunes nos Estados Unidos e na Alemanha.
Além da carreira solo, Nilles é uma educadora prestigiada. Leciona na Popakademie Baden-Württemberg, no Drumeo (Canadá) e no Nexus ICA (Reino Unido). Em 2021, assumiu o cargo de chefe do departamento de bateria na Popakademie. Também colaborou com publicações como Modern Drummer e DRUM! Magazine, onde compartilha técnicas e reflexões sobre o instrumento.

Entre as influências de Nilles estão Jeff Porcaro (Toto), Carter Beauford (Dave Matthews Band), Jojo Mayer e Prince. Ela também foi eleita "Estrela em Ascensão nº 1" pela DRUM! em 2015 e 2016, e "Melhor Clínica" no prêmio MusicRadar em 2018. Em 2022, acompanhou Jeff Beck em uma turnê europeia, o que consolidou sua reputação como uma das bateristas mais criativas do mundo contemporâneo. As informações foram compiladas pela Loudwire.

Rush retorna aos palcos em 2026
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps