O disco que Dimebag Darrell considerava um "Best of" do Pantera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de agosto de 2024
A banda Pantera foi fundada pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), no início dos anos 1980. Durante seus primeiros anos de carreira, o grupo investiu em uma sonoridade com toques de Glam Metal, no entanto, o som do quarteto ficou bem mais pesado a partir de "Cowboys From Hell", disco lançado em julho de 1990.
Pantera - Mais Novidades
"Cowboys From Hell" abriu um novo caminho para o Pantera, que deixou o Glam de lado e se firmou como um dos principais nomes da história do Groove Metal. O quarteto fundado por Dimebag Darrell e Vinnie Paul ainda lançou outros quatro álbuns, todos muito pesados e cheios de ódio.
Dentre os álbuns lançados pela formação clássica do Pantera, um dos mais agressivos é "The Great Southern Trendkill", penúltimo registro do grupo estadunidense. A faixa-título, "Drag The Waters", "Floods" e "War Nerve" são alguns dos destaques do disco, que foi tema de entrevista concedida por Dimebag Darrell à Guitar World em 1996.
"É quase como um ‘best of’, cara. Alguns dos riffs nele contidos remontam aos períodos de ‘Cowboys From Hell’ e ‘Vulgar Display of Power’. Algumas idéias remontam até mesmo [ao início], antes de assinarmos um contrato. Por exemplo, quando ainda tocávamos em clubes pequenos, eu costumava tocar um solo de 20 minutos que consistia em tudo, desde ‘Eruption’, do Eddie [Van Halen], até ‘(Revelation) Mother Earth’, do Randy [Rhoads, guitarrista que tocou na banda de Ozzy Osbourne], além de qualquer outra coisa que eu quisesse incluir. Uma parte regular do meu solo apresentava uma seção principal longa, do tipo ‘sing-along’, que acabou em uma nova música chamada ‘Floods’", afirmou Dimebag, que na mesma entrevista, falou sobre o clima do Pantera na época em que ‘The Great Southern Trendkill" foi gravado.
"Logo de cara, eu diria que todos nós estamos mais sintonizados conosco e uns com os outros do que nunca. Estamos evoluindo como Pantera. Não somos apenas mais um daqueles grupos em que um ou dois caras são o centro das atenções. Somos uma banda de verdade, no sentido mais verdadeiro da palavra. Todos nós somos necessários. Todos nós analisamos as partes uns dos outros juntos e nos certificamos de que estamos fazendo a melhor música. Nós nos inflamamos uns aos outros."
Infelizmente, o clima no Pantera ficou tenso alguns anos depois, o que acabou resultando no fim da banda, que foi sacramentado de forma trágica em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag foi morto a tiros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Soulfly é furtado na estrada e perde backdrops e equipamento antes de turnê com o Gwar

5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Gosto Musical: artistas falam do que devia ser banido para sempre


