Helloween - De volta ao topo com "The Time Of The Oath"
Por JP Pretti
Postado em 14 de janeiro de 2025
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De todas as resenhas que eu já fiz, que eu me lembre eu nunca escrevi nada sobre a maior banda de Power Metal da história chamada Helloween. Mas para acabar com esse tabu, eu resolvi voltar no tempo, lá pelos meus 12, 13 anos, quando eu ganhei esse clássico absoluto chamado The Time Of The Oath.
Antes a banda havia lançado Master Of The Rings em 1994, que obteve bastante sucesso tanto pela mídia quanto pelo público, o que trouxe confiança para o que viria a seguir com o já mencionado The Time Of The Oath em 1996 e Better Than Raw em 1998, considerado por muitos e inclusive por mim como a melhor sequência que a banda lançou com o vocalista Andi Deris à frente, inclusive participando ativamente desse processo nas composições.
Mas focando em The Time Of The Oath, o álbum abre com a Speed Metal We Burn, composição de Andi Deris. Possui todas as características do que a banda fez de melhor em Keeper Of The Seven Keys I e II: velocidade e melodia. Na sequência vem Steel Tormentor, uma das mais aclamadas pelo público até hoje. Um pouco mais cadenciada e com destaque para as linhas de guitarras, mérito da dupla Michael Weikath e Roland Grapow, que na época estavam super entrosados, mas que infelizmente anos depois por problemas de relacionamento dentro da banda fizeram com que deixassem de trabalhar juntos.

Uma das minhas preferidas é Wake Up The Mountain, pegando carona nas influências Hard Rock que a banda intensificou a partir de Master Of The Rings. Possui um dos melhores refrões do álbum, daqueles de sair cantando por aí, mas sem deixar de destacar mais uma vez as linhas de guitarras, principalmente nos duetos.
Em seguida vem o primeiro single e a música mais popular do álbum Power, composta por Michael Weikath. Se tornou clássica a partir daí, tanto que permanece na maior parte das vezes no setlist até hoje. Têm todas as características daquilo que tornou os pais do Power Metal a banda a mais popular do gênero, incluindo aquele tipo de refrão melódico e alegre que funciona muito bem ao vivo. Forever And One é a primeira balada, com arranjos de piano, e que saiu como single também. É carregada de emoção, além de possuir um dos melhores solos do álbum.
A velocidade volta com a Speed Metal Before The War, com arranjos mais diretos e pesados. Poderia estar em qualquer um dos três primeiros álbuns da banda e mantendo o nível. Anything My Mama Don’t Like é outra mais para cima, alegre mesmo, no melhor estilo Hard Rock, graças a dupla Andi Deris e Uli Kush, esse último responsável pelas composições em Wake Up The Montain e A Million To One também. Na minha opinião a banda perdeu muito no quesito composições com a saída de Uli Kusch, que obviamente é um baterista muito acima da média também.
Outro destaque é Kings Will Be Kings, que é rápida e uma das mais pesadas do álbum. Sem querer ser repetitivo, mas não tem como não destacar as linhas de guitarras novamente. E fechando o play vem The Time Of The Oath, que para mim é de longe a melhor música do álbum! E sinceramente, eu não entendo o fato de não estar no setlist da banda até hoje. Para mim é um dos maiores clássicos dessa segunda fase da banda! The Time Of The Oath é pesada, sombria, mais arrastada e possui uma das melhores interpretações de Andi Deris.
Além do fato de ter sido o primeiro álbum original que eu ganhei do Helloween quando eu ainda estava engatinhando na música, The Time Of The Oath consolidou a banda novamente no topo do Heavy Metal. Para mim é o melhor álbum com Andi Deris nos vocais. Além, é claro, de contar ainda com Roland Grapow e Uli Kusch na formação, sendo peças fundamentais para o sucesso dessa trinca que eu mencionei acima. Para aqueles que não conhecem a banda em uma das suas melhores fases a partir da segunda metade dos anos 1990, vale a pena a audição!
Helloween - The Time Of The Oath ( 1996 )
1 - We Burn
2 - Steel Tormentor
3 - Wake Of The Mountain
4 - Power
5 - Forever And One
6 - Before The War
7 - A Million To One
8 - Anything My Mama Don’t Like
9 - Kings Will Be Kings
10 - Mission Motherland
11 - If I Knew
12 - The Time Of The Oath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach

Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Power Metal: 10 álbuns essenciais do estilo


