A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de fevereiro de 2026
O thrash metal surgiu nos anos 1980 e revolucionou o mundo da música. Caracterizado por composições agressivas, ríspidas e extremamente velozes, o gênero consagrou bandas que permanecem influentes até os dias atuais, como Metallica, Megadeth, Slayer, Exodus e Kreator, entre outras.
Black Sabbath - Mais Novidades
Na opinião do jornalista Andre Barcinski, as origens do thrash remetem à década de 1970 - mais precisamente ao ano de 1975. Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, onde elenca suas músicas favoritas do Black Sabbath, ele afirma que o gênero tem como "pontapé inicial" uma das faixas da lendária banda inglesa.
A música em questão é "Symptom of the Universe". De acordo com o depoimento de Andre, reproduzido abaixo, a faixa influenciou diretamente os grupos que investiram em uma sonoridade mais pesada.
"A oitava música é de um disco de 75, que é o 'Sabotage' e eu amo essa música, ela foi regravada pelo Sepultura. Tô falando de 'Symptom of the Universe'. Se 'Lord of this World' a gente pode dizer que é um marco zero do stoner, eu acho que 'Symptom of the Universe' é meio que um marco zero do thrash metal.
É impossível a gente pensar em Anthrax, Metallica, Slayer e tal sem pensar em 'Symptom of the Universe'. É uma música mais veloz, mais rápida do que a maioria das músicas do Sabbath. E é uma música que eu tenho certeza que influenciou absurdamente todas essas bandas que viriam ali, no início dos anos 80, fazendo um metal mais pesado. É uma música que eu simplesmente amo."
O vídeo completo pode ser visto a seguir. "Symptom of the Universe" é abordada por volta dos seis minutos.
A releitura do Sepultura para "Symptom of the Universe" foi gravada no início dos anos 1990. O grupo brasileiro tentou chamar Tony Iommi, guitarrista do Sabbath, para participar da gravação, mas o plano não funcionou como o esperado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
O mecânico que ajudou a mudar a trajetória de uma das maiores bandas da história do rock
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco

Sepultura tentou chamar Iommi para gravar "Symptom Of The Universe", mas não o achou
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa; "Esse cara está tirando com a minha cara"
A ótima música cantada por Dio que causou um problema dentro do Black Sabbath


