A curiosa rotina adotada pelo Helloween durante gravações de "Keeper of the Seven Keys"
Resenha - Keeper Of The Seven Keys - Helloween
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de fevereiro de 2025
Lançadas respectivamente em 1987 e 1988, as duas partes de "Keeper of the Seven Keys" são as obras mais cultuadas da discografia do Helloween. Os álbuns apresentam alguns dos maiores clássicos do Power Metal, como "I'm Alive", "Future World", "I Want Out", "Dr. Stein" e "Eagle Fly Free".
Os guitarristas Kai Hansen e Michael Weikath, ambos membros originais do Helloween, são responsáveis por boa parte das músicas de "Keeper of the Seven Keys". O primeiro deles contou à Metal Hammer como funciona a divisão. Ele também apontou uma faixa do trabalho que aparentemente não faz sua cabeça.
"Foi sugerido que o primeiro álbum apresentasse principalmente minhas músicas e que as músicas de Michael dominassem o segundo. O motivo foi que meu estilo era mais parecido com a abordagem clássica do Helloween - muito enraizado em nosso passado - enquanto Michael tinha uma abordagem um pouco mais cômica em suas músicas. Acho que isso indicava para onde a banda estava indo.
Era óbvio que, como eu escrevi a maior parte do primeiro disco, o estilo seria mais clássico do Helloween. Michael teve um papel mais importante na parte 2, então o que tivemos foi um álbum com muitos overdubs e teclados - muito diferente. Não é que eu ache que as músicas não tenham qualidade, mas quando você ouve ‘Dr. Stein’... bem, é simplesmente boba."
Na mesma entrevista, Hansen comentou a rotina pouco convencional adotada pelo Helloween durante as gravações de seus discos mais celebrados. O guitarrista relatou:
"Tínhamos dois produtores trabalhando conosco, Tommy Newton e Tommy Hansen. Eu me dava bem com Newton, enquanto Michael parecia ter criado uma aliança natural com Hansen. Newton e eu trabalhávamos no estúdio durante o dia. Michael se levantava por volta das 22 horas e trabalhava durante a noite. Portanto, tínhamos efetivamente duas equipes de produção completamente separadas nos discos. Mas isso acabou sendo útil. A maioria das músicas do primeiro álbum era minha, então eu assumi o controle delas e Michael apenas acrescentou toques aqui e ali. E os papéis se inverteram no álbum seguinte."
Ambas as partes de "Keepers of the Seven Keys" foram gravadas pela mesma formação: Michael Kiske (vocal), Kai Hansen (guitarra), Michael Weikath (guitarra), Markus Grosskopf (baixo) e Ingo Schwichtenberg (bateria). Kai deixou a banda no ano seguinte ao lançamento da parte dois do álbum, e retornou em 2017.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"

Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Helloween abre turnê que celebra 40 anos resgatando raridades: veja setlist e vídeos
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Helloween: Eliran Kantor e Marcos Moura transformam "Giants and Monsters" em obra visual
O ícone do power metal que considera o estilo cafona
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 2000 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


