"Pull Me Under", o primeiro (e único) sucesso do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de novembro de 2024
Fundado nos anos 1980, o Dream Theater é o principal nome do Prog Metal, estilo caracterizado por músicas complexas e relativamente longas. Apesar dessas características pouco convidativas, o grupo conseguiu emplacar um hit nas rádios: trata-se de "Pull Me Under".
Faixa que abre "Images and Words" (1992), "Pull Me Under" é o primeiro (e único) sucesso do Dream Theater, o que foi retratado no título da coletânea "Greatest Hit (...And 21 Other Pretty Cool Songs)" (2008). Curiosamente, a música ficou popular na mesma época em que um estilo totalmente oposto ao Prog Metal era a febre do momento.
Dream Theater - Mais Novidades

"Conseguimos ser ouvidos nas rádios com essa música, e isso foi notável. Naquela época, o grunge estava começando a tomar conta. Então, a menos que você fosse Nirvana, Pearl Jam ou algo do gênero, as estações de rádio não estavam interessadas. Mas ‘Pull Me Under’ foi uma exceção", disse o guitarrista John Petrucci, em entrevista à Classic Rock.
Depois do inesperado sucesso, o Dream Theater gravou um vídeo para "Pull Me Under". De acordo com Petrucci, a banda se virou nos 30 para registrar o clipe. O esforço valeu a pena.
"Estávamos na estrada na época, e de repente a gravadora estava nos pressionando para fazer um vídeo. A única maneira de fazer um vídeo era filmá-lo no palco e editá-lo. Foi um trabalho muito apressado. Foi um trabalho muito apressado. Mas o vídeo chegou à MTV, o que foi uma exposição crucial."
James LaBrie, vocalista que fez sua estreia pelo Dream Theater em "Images and Words", sabe que o vídeo da música foi fundamental para o futuro do grupo. Ele comentou:
"De repente, estávamos com os ingressos [dos shows] esgotados. Antes de a música chegar às rádios, estávamos indo bem. Mas agora, as pessoas queriam nos ver. Ainda estávamos no circuito de clubes, mas pelo menos a banda podia seguir em frente."
No fim das contas, "Pull Me Under" colocou o Dream Theater no mapa. Segundo LaBrie, a música também colocou o Prog Metal em evidência.
"Eu não diria que muitas bandas começaram a nos copiar, mas o que isso fez foi provar a essas bandas que havia esperança para um estilo de música que estava totalmente fora de moda no início dos anos 90. Para o Dream Theater, foi o ponto de partida para tudo o que conquistamos desde então."
"Pull Me Under" se tornou a canção mais tocada ao vivo pelo Dream Theater. Segundo dados publicados no site Setlist.FM. o hit foi executado em 852 shows do quinteto.
E por falar em "Pull Me Under" ao vivo, o Dream Theater fará cinco shows no Brasil em dezembro de 2024. Confira mais detalhes sobre datas e locais das apresentações neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O cantor que, para Bono do U2, conseguiu superar até "o maior cantor da Terra"
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo

Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Mike Portnoy: renda de Spotify no ano todo mal paga um jantar; veja valores
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


