Rush: "Moving Pictures" é o nosso álbum mais popular
Por Marco Néo
Fonte: We Will Rock You
Postado em 27 de abril de 2010
(Nota do editor: alguns trechos da matéria abaixo já foram publicados há uma semana)
O site Rolling Stone.com publicou uma nova entrevista com Geddy Lee, baixista e vocalista do RUSH, conduzida pelo jornalista Greg Prato. Geddy fala sobre a nova turnê da banda e de um novo álbum.
Vocês vão lançar material novo para coincidir com a turnê?
"Eu imagino - porque nós não tivemos tempo de aprontar mais que duas músicas até o presente momento - que nós vamos lançar pelo menos uma música assim que estiver pronta, antes do início da turnê, e provavelmente lançar a outra assim que o giro começar. Mas a nossa esperança era a de conseguir gravá-las, para que pudéssemos tocá-las ao vivo, testá-las de alguma forma. Nós ainda estamos pensando em títulos, mas uma delas se chamará 'Caravan'".
Por que sair em turnê no meio da gravação de um álbum?
"Todo mundo estava meio que querendo ir para a estrada pra tocar e ficar em forma para depois gravar o grosso do álbum, só pra ver qual o efeito que isso causaria. De alguma forma, nós temos essa tendência de ficar muito tempo parado, depois ensaiar pra dar uma 'desenferrujada', e daí entrar no estúdio pra gravar. Nós chegamos à conclusão de que isso na verdade é um retrocesso, porque quando terminamos uma turnê, estamos no auge de nossa forma pra tocar, esse é o momento em que deveríamos entrar em estúdio e começar a compor e gravar faixas. Mas é claro que no final da turnê todo mundo está exausto, então essa foi uma forma para nós de ver se há alguma outra forma de abordar essa questão".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Achamos que seria legal fazer uma turnê que fosse algo como 'futuro/passado', porque esses são alguns dos temas que estão permeando o conteúdo lírico e visual que nós estamos usando para as novas músicas. Foi aí que pensamos: 'vamos sair e fazer essa turnê 'Time Machine (n.: máquina do tempo)', onde nós possamos dar uma remexida no nosso passado e, ao mesmo tempo, apontar para o nosso futuro, tocar algumas músicas novas, e 'entrar em forma'".
Você acha que de alguma forma o fato de vocês tocarem o "Moving Pictures" na íntegra possa ter influência no material novo?
"É difícil dizer, eu acho que vai ser um desafio interessante, tocar algumas daquelas músicas, especialmente 'The Camera Eye', uma canção que faz muitos anos que não tocamos. Obviamente, nós vamos dar a ela um enfoque ligeiramente mais atual. Nunca se sabe qual o efeito que trazer músicas velhas de volta ao setlist vai ter sobre a gente. Houve vezes no passado que pensamos: 'nunca que nós vamos conseguir fazer essa música funcionar ao vivo', e daí começamos a ensaiar, a tocar a música e ficamos positivamente surpresos com o tanto que é legal tocá-la. Algumas vezes a música chega a criar uma nova vida. Eu acho que nós paramos de ser muito cínicos sobre o nosso passado, e algumas vezes uma segunda olhada em músicas mais velhas dá a elas uma nova história".
Você considera o "Moving Pictures" o melhor álbum do Rush?
"Certamente é o nosso álbum mais aceito mundialmente, o nosso álbum mais popular. Se isso significa ser o melhor, então eu acho que sim. Mas obviamente fãs diferentes do Rush e membros diferentes da banda têm opiniões diferentes sobre qual o seu favorito. Com certeza é o nosso álbum mais popular, e também um que eu acho que resistiu muito bem à passagem do tempo".
Alguma lembrança das gravações do "Moving Pictures"?
"Era inverno, e nós estávamos enfiados em um pequeno estúdio em Quebec. Na verdade, esse estúdio se tornou nosso lar por alguns anos, o Le Studio, nas cercanias de Montreal. Um clima ótimo e um ótimo relacionamento de trabalho que tivemos com as pessoas do estúdio, e com nosso produtor, Terry Brown. Eu tenho muitas boas lembranças das gravações desse álbum".
E quanto à gravação de "Tom Sawyer"?
"'Tom Sawyer' foi de muitas formas a música mais difícil de gravar nesse álbum. Lembro de que, ainda que a composição dela tenha sido rápida, a gravação foi um pouco difícil. Nós estávamos tentando criar sons diferentes e ter um enfoque diferente nas letras - aquele lance das letras faladas, chegar ao som correto para a guitarra de Alex, e tudo o mais. Foi uma surpresa para nós. Na hora da mixagem, tudo se acertou. Quando nós a terminamos, ficamos tão satisfeitos com o que tinha acontecido, porque não tínhamos criado muita expectativa com ela, em razão das dificuldades. Eu creio que muitos músicos tenham tido o mesmo tipo de sentimento em algum momento da carreira, de ter uma música sobre a qual ficam debruçados, sem saber o que fazer, e de repente, ela se torna a maior música da banda".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Tuomas Holopainen não gostou do primeiro disco que comprou na vida
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os tempos
A resposta sarcástica de Rafael Bittencourt para quem critica timbre de sua guitarra
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela


O gênero que Neil Peart não compreendia e não queria ver associado ao Rush
Geddy Lee presta atenção nos "álbuns esquisitos" de suas bandas preferidas
A banda que Lemmy sabia que o Motörhead jamais deveria tentar ser
O álbum que quase quebrou o Rush, e fez a banda mudar tudo a partir dali
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
Lemmy: "quando surge uma tentação, eu cedo imediatamente"
Eddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"
