Rush: "Moving Pictures" é o nosso álbum mais popular
Por Marco Néo
Fonte: We Will Rock You
Postado em 27 de abril de 2010
(Nota do editor: alguns trechos da matéria abaixo já foram publicados há uma semana)
O site Rolling Stone.com publicou uma nova entrevista com Geddy Lee, baixista e vocalista do RUSH, conduzida pelo jornalista Greg Prato. Geddy fala sobre a nova turnê da banda e de um novo álbum.
Vocês vão lançar material novo para coincidir com a turnê?
"Eu imagino - porque nós não tivemos tempo de aprontar mais que duas músicas até o presente momento - que nós vamos lançar pelo menos uma música assim que estiver pronta, antes do início da turnê, e provavelmente lançar a outra assim que o giro começar. Mas a nossa esperança era a de conseguir gravá-las, para que pudéssemos tocá-las ao vivo, testá-las de alguma forma. Nós ainda estamos pensando em títulos, mas uma delas se chamará 'Caravan'".
Por que sair em turnê no meio da gravação de um álbum?
"Todo mundo estava meio que querendo ir para a estrada pra tocar e ficar em forma para depois gravar o grosso do álbum, só pra ver qual o efeito que isso causaria. De alguma forma, nós temos essa tendência de ficar muito tempo parado, depois ensaiar pra dar uma 'desenferrujada', e daí entrar no estúdio pra gravar. Nós chegamos à conclusão de que isso na verdade é um retrocesso, porque quando terminamos uma turnê, estamos no auge de nossa forma pra tocar, esse é o momento em que deveríamos entrar em estúdio e começar a compor e gravar faixas. Mas é claro que no final da turnê todo mundo está exausto, então essa foi uma forma para nós de ver se há alguma outra forma de abordar essa questão".
Achamos que seria legal fazer uma turnê que fosse algo como 'futuro/passado', porque esses são alguns dos temas que estão permeando o conteúdo lírico e visual que nós estamos usando para as novas músicas. Foi aí que pensamos: 'vamos sair e fazer essa turnê 'Time Machine (n.: máquina do tempo)', onde nós possamos dar uma remexida no nosso passado e, ao mesmo tempo, apontar para o nosso futuro, tocar algumas músicas novas, e 'entrar em forma'".
Você acha que de alguma forma o fato de vocês tocarem o "Moving Pictures" na íntegra possa ter influência no material novo?
"É difícil dizer, eu acho que vai ser um desafio interessante, tocar algumas daquelas músicas, especialmente 'The Camera Eye', uma canção que faz muitos anos que não tocamos. Obviamente, nós vamos dar a ela um enfoque ligeiramente mais atual. Nunca se sabe qual o efeito que trazer músicas velhas de volta ao setlist vai ter sobre a gente. Houve vezes no passado que pensamos: 'nunca que nós vamos conseguir fazer essa música funcionar ao vivo', e daí começamos a ensaiar, a tocar a música e ficamos positivamente surpresos com o tanto que é legal tocá-la. Algumas vezes a música chega a criar uma nova vida. Eu acho que nós paramos de ser muito cínicos sobre o nosso passado, e algumas vezes uma segunda olhada em músicas mais velhas dá a elas uma nova história".
Você considera o "Moving Pictures" o melhor álbum do Rush?
"Certamente é o nosso álbum mais aceito mundialmente, o nosso álbum mais popular. Se isso significa ser o melhor, então eu acho que sim. Mas obviamente fãs diferentes do Rush e membros diferentes da banda têm opiniões diferentes sobre qual o seu favorito. Com certeza é o nosso álbum mais popular, e também um que eu acho que resistiu muito bem à passagem do tempo".
Alguma lembrança das gravações do "Moving Pictures"?
"Era inverno, e nós estávamos enfiados em um pequeno estúdio em Quebec. Na verdade, esse estúdio se tornou nosso lar por alguns anos, o Le Studio, nas cercanias de Montreal. Um clima ótimo e um ótimo relacionamento de trabalho que tivemos com as pessoas do estúdio, e com nosso produtor, Terry Brown. Eu tenho muitas boas lembranças das gravações desse álbum".
E quanto à gravação de "Tom Sawyer"?
"'Tom Sawyer' foi de muitas formas a música mais difícil de gravar nesse álbum. Lembro de que, ainda que a composição dela tenha sido rápida, a gravação foi um pouco difícil. Nós estávamos tentando criar sons diferentes e ter um enfoque diferente nas letras - aquele lance das letras faladas, chegar ao som correto para a guitarra de Alex, e tudo o mais. Foi uma surpresa para nós. Na hora da mixagem, tudo se acertou. Quando nós a terminamos, ficamos tão satisfeitos com o que tinha acontecido, porque não tínhamos criado muita expectativa com ela, em razão das dificuldades. Eu creio que muitos músicos tenham tido o mesmo tipo de sentimento em algum momento da carreira, de ter uma música sobre a qual ficam debruçados, sem saber o que fazer, e de repente, ela se torna a maior música da banda".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Slash revela os culpados por briga histórica com Axl Rose; "superficiais e idiotas"
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
O clássico dos anos 80 que narra tragédia e foi tratado como canção de amor no Brasil
A música do U2 que virou hit mesmo com uma letra, segundo Bono, "inacabada"
Max Cavalera conta o que ouviu de Pelé quando disse que era da banda Sepultura



Chad Smith, Danny Carey e Stewart Copeland tocam com o Rush em documentário
Baixista do Napalm Death afirma que Rush é uma de suas bandas preferidas
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A música do Rush que virou um pesadelo para Geddy Lee
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



