Literatura: os livros que inspiraram o Iron Maiden

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Soares, Fonte: Iron Maiden 666
Enviar correções  |  Comentários  | 

Sempre quis ler os livros que inspiraram as músicas da Donzela de Ferro mas nunca soube por onde começar? Seus problemas acabaram! Inspirado pelo post da nossa amiga Cris McBrain sobre os filmes que inspiraram o Iron Maiden, fizemos agora a lista dos livros!

636 acessosIron Maiden: Eddie ganha linha Action Figures da Super 75000 acessosTrollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback

O objetivo é servir como um guia rápido e prático de todos os livros que inspiraram músicas do Iron Maiden. É algo de caráter apenas informativo, aqui você NÃO encontrará comentários/análises relacionando os livros com as músicas. Tenham em mente que algumas das músicas não foram direta e totalmente baseadas nos livros, mas apenas em certos fatos ou na temática como um todo.

Música: Phantom Of The Opera

Livro: O Fantasma da Ópera
Título Original: Le Fantôme de l'Opéra
Autor: Gaston Leroux
Ano de Lançamento: 1910

Sinopse: Durante anos o teatro de Paris tem abrigado e atendido aos caprichos do misterioso Fantasma da Ópera. Agora, apaixonado por uma jovem e inexperiente cantora, ele decidiu que é a vez de Christine Daae brilhar. Se suas exigências não forem atendidas, tudo estará perdido!

Comprar: Saraiva | Submarino | Amazon

Música: Murders in the Rue Morgue

Livro: Assassinatos da Rua Morgue
Título Original: The Murders in the Rue Morgue
Autor: Edgar Allan Poe
Ano de Lançamento: 1841

Sinopse: O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram.

Comprar: Saraiva | Submarino | Amazon

Música: Where Eagles Dare

Livro: O Desafio das Águias
Título Original: Where Eagles Dare
Autor: Alistair MacLean
Ano de Lançamento: 1967

Sinopse: Durante a 2º Guerra Mundial uma aeronave inglesa a caminho de uma importante reunião em Creta cai em território alemão, com um general americano sendo levado como prisioneiro para uma quartel-general da SS. No entanto os alemães ignoram que seu importante prisioneiro tem total conhecimento dos planos sobre o Dia D. Os ingleses, temendo que ele seja "persuadido" a falar, mandam um grupo com a difícil missão de resgatá-lo, pois se ele revelar aquilo que sabe os planos para invadir a Europa serão cancelados.

Comprar: Buscapé | Amazon

Música: Quest For Fire

Livro: A Guerra do Fogo
Título original: La Guerre Du Feu
Autor: J. H. Rosny Aîné
Ano de lançamento: 1911

Sinopse: 80 mil anos atrás, fogo era poder. Quando uma tribo é atacada por outra e sua fonte de fogo é roubada, três membros da tribo embarcam em uma jornada para recuperá-lo.

Comprar: Amazon | Estante Virtual

Música: To Tame A Land

Livro: Duna
Título original: Dune
Autor: Frank Herbert
Ano de lançamento: 1965

Sinopse: Em 10.190 D.C., um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O motivo desta mudança é que o Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas.

Comprar: Saraiva | Submarino | Amazon

Música: Rime Of The Ancient Mariner

Livro: A Balada do Velho Marinheiro
Título original: The Rime of the Ancient Mariner
Autor: Samuel Taylor Coleridge
Ano de lançamento: 1798

Sinopse: "A Balada do Velho Marinheiro" é o mais longo e emblemático poema do inglês Samuel Taylor Coleridge que, junto com seu conterrâneo William Wordsworth, é fundador do Romantismo. O olhar apurado para a natureza externa, ao mesmo tempo centrado numa visão interna do artista como criador individual supremo nos oferece imagens poéticas em que a pintura verbal é mais psíquica que visual. A imagem é muito mais fruto da imaginação. Experimentam-se, nesta fase inicial do Romantismo, inovações tanto de conteúdo quanto de estilo e percebe-se uma preocupação com o místico, o subconsciente e o sobrenatural.

Comprar: Americanas | Submarino | Amazon

Música: The Loneliness Of The Long Distance Runner

Livro: The Loneliness Of The Long Distance Runner
Autor: Alan Sillitoe
Ano de lançamento: 1959

Sinopse: Colin Smith não é vadio, mas não quer trabalhar, para nenhum patrão ter lucro à sua custa. Tendo assaltado uma padaria, é preso, e no reformatório logo descobrem seu talento de corredor de longa distância. Logo o diretor pretende se servir dele para ganhar o campeonato para a instituição.

Comprar: Amazon

Música: Moonchild

Livro: Moonchild
Autor: Aleister Crowley
Ano de lançamento: 1929

Sinopse: Um ano antes do início da I Guerra Mundial, uma jovem chamada Lisa la Giuffria é seduzida por um mago branco, Cyril Grey, e convencida a ajudá-lo em uma batalha mágica contra um mago negro. Grey tenta elevar o nível de sua força impregnando a garota com a alma de um ser etéreo - a filha da lua. Para conseguir isso, ela terá que ser mantida em um ambiente isolado, e muitos rituais mágicos preparatórios serão realizadas. O mago negro Douglas está empenhado em destruir os planos de Grey. No entanto, os motivos reais de Grey podem não ser o que parecem. Os rituais "moonchild" são realizados no sul da Itália, mas as organizações ocultas são baseados na França e na Inglaterra. Quando a grande guerra começa, os magos brancos apoiam os Aliados, enquanto os magos negros apoiam as Potências Centrais.

Comprar: Saraiva | Amazon

Música: The Evil That Men Do

Livro: Júlio César
Título original: Julius Caesar
Autor: William Shakespeare
Ano de lançamento: 1599

Sinopse: A tragédia shakespeariana Júlio César, escrita entre 1598 e 1599, é a primeira do autor a tratar da história romana. Produzida ainda no início da carreira do bardo, reflete a necessidade, por parte do autor, de buscar na história antiga subsídios para sua compreensão do mundo e do humano.Nessa peça em cinco atos, é retratada a queda de Júlio César: o complô contra ele, o seu assassinato, a traição de Brútus e a fúria indignada de Marco Antônio, seu fiel seguidor, que protagoniza em Júlio César um dos mais célebres monólogos da história do teatro. O texto trata de grandes homens – César, Marco Antônio, Cássio, Brútus, Otávio –, da cobiça pelo poder, da natureza psicológica do forte e do fraco, da traição e da lealdade e das ironias da História.

Comprar: Fnac | Amazon

Música: Seventh Son Of a Seventh Son

Livro: Seventh Son
Autor: Orson Scott Card
Ano de lançamento: 1987

Sinopse: Alvin Maker é o sétimo filho de um sétimo filho. Nascido em uma fronteira alternativa da América, onde a vida é dura e a magia popular é real, Alvin é dotado de um poder especial. Ele deve aprender a usar o seu dom com sabedoria. Mas as forças das trevas estão dispostas contra Alvin, e apenas uma jovem garota com a segunda visão pode protegê-lo.

Comprar: Saraiva | Amazon

Música: Run Silent, Run Deep

Livro: Run Silent, Run Deep
Autor: Edward L. Beach Jr
Ano de lançamento: 1955

Sinopse: O capitão de um submarino afundado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial tem uma segunda chance após um ano de serviço burocrático. Sua forte determinação por vingança contra o destróier que afundou sua embarcação anterior faz a nova tripulação passar por perigos desnecessários.

Comprar: Amazon

Música: Sign Of The Cross

Livro: O Nome da Rosa
Título original: Il Nome Della Rosa
Autor: Umberto Eco
Ano de lançamento: 1980

Sinopse: Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano italiano, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias, conduz uma narrativa violenta, que atrai por seu humor, crueldade e sedução erótica.

Comprar: Saraiva | Amazon

Música: Lord Of The Flies

Livro: O Senhor das Moscas
Título original: Lord Of The Flies
Autor: William Golding
Ano de lançamento: 1954

Sinopse: Um grupo de jovens é retirado de uma cidade atingida por um bombardeio atômico. Eles passam a viver numa ilha deserta do Pacífico e lá reconstituem os valores da sociedade em que viveram.

Comprar: Buscapé | Amazon

Música: The Edge Of Darkness

Livro: No Coração das Trevas
Título original: Heart of Darkness
Autor: Joseph Conrad
Ano de lançamento: 1902

Sinopse: No coração das trevas é resultado da experiência pessoal de Conrad, no Congo, em 1890, e constitui uma das narrativas ficcionais mais complexas e extraordinárias de toda a literatura inglesa. A exemplo de Charlie Marlow, narrador principal da obra, Conrad, ainda criança, contemplara um mapa e decidira um dia visitar o coração da África. Os abusos praticados na exploração colonial e presenciados pelo escritor deixaram-no profundamente abalado, conferindo-lhe uma visão crítica quanto à base moral das explorações coloniais e das atividades comerciais conduzidas nos países recentemente "descobertos", e colorindo-lhe para sempre a imaginação ficcional.

Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas | Amazon

Música: Brave New World

Livro: Admirável Mundo Novo
Título original: Brave New World
Autor: Aldous Huxley
Ano de lançamento: 1932

Sinopse: Ano 634 D.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade - os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de 'pai' e 'mãe' são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia - acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.

Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas | Amazon

Bíblia Sagrada

O livro sagrado dos cristãos também inspirou trechos e títulos de algumas músicas do Iron Maiden, entre elas podemos citar "Prodigal Son", "The Number Of The Beast", "Halloweed Be Thy Name", "Revelations", "Holy Smoke", "For The Greater Good Of God" e "Lord Of Light".

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Iron MaidenIron Maiden
As dez melhores encarnações de Eddie

636 acessosIron Maiden: Eddie ganha linha Action Figures da Super 781 acessosFöxx Salema: Vídeo com cover de "Man on the Edge", do Iron Maiden1476 acessosSemelhanças: de Maiden a Nelson, confira riffs muito parecidos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Nicko McBrainNicko McBrain
"Imagine eu tocando Run to the Hills com 73 anos!"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Integridade é importante na música e negócios

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Não sabia que "Tears..." era sobre Robin William

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"


TrollagemTrollagem
Quando as bandas decidem zoar com o playback

CuriosidadeCuriosidade
Capas de álbuns com ilusões de ótica

Jason NewstedJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica

5000 acessosMetalhead: as mulheres mais sexys do Heavy Metal5000 acessosRita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper5000 acessosTirando a poeira do tímpano: 20 novas bandas de rock pra curtir5000 acessosEsquecendo a letra no palco: Bruce Dickinson, Peter Criss e mais2786 acessosTombos e acidentes: relembre alguns que aconteceram nos palcos5000 acessosQueen: vídeo histórico de Freddie Mercury com Glória Maria

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de junho de 2017


Sobre Igor Soares

Brasiliense de nascimento e piauiense de coração, Igor é Geógrafo e Desenvolvedor Web. Acessa o Whiplash.Net desde os primórdios e o Iron Maiden, sua banda favorita, é uma das razões dele ter se tornado colaborador do site.

Mais matérias de Igor Soares no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online