Hasse Fröberg & Musical Companion: álbum positivo encerra bem mais um ano difícil
Resenha - We Are the Truth - Hasse Fröberg & Musical Companion
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 28 de dezembro de 2021
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos não sabem, mas... além de arrebentar no quinteto sueco de rock progressivo The Flower Kings, o vocalista e guitarrista Hasse Fröberg lidera seu projeto solo Hasse Fröberg & Musical Companion (HFMC), um outro quinteto que hoje conta com Anton Lindsjö (guitarra solo), Sampo Axelsson (baixo), Kjell Haraldsson (teclados) e Ola Strandberg (bateria).
Em pouco mais de dez anos, a banda já chegou a seu quinto disco de estúdio: We Are the Truth, uma contundente coleção de nove peças de rock progressivo que brilha mesmo na Suécia, país com forte tradição e farta oferta de opções do gênero.
Combinado a isso, o trabalho vem com uma mensagem de esperança, claramente expressa na faixa de abertura, single e clipe "To Those Who Rule the World". O outro single, "Rise Up", leva isto a um novo patamar e conta com um acompanhamento de cordas para elevar sua natureza otimista e positiva. A verdade é que todas as músicas vêm com essa atmosfera leve, o que quase torna We Are the Truth um álbum conceitual.
Como manda o manual, o lançamento traz algumas canções épicas, mas curiosamente a maior delas ("Other Eyes", com quase 13 minutos) é a menos interessante; a leveza de "The Constant Search For Bravery" e o dinamismo de "Spiritual Change" apelam mais por nossos ouvidos.
Os momentos mais breves não deixam por menos. Exemplos são as poderosas "Yoko" e "Shaken and Stirred" (ok, para os padrões de música pop comercialesca, elas não são nada pequenas), pontos altos do disco. Com riffs firmes e relativamente agressivos, elas trazem um vigor que faz muito bem ao HFMC.
Um "destaque discreto" por assim dizer, We Are the Truth merece constar nas listas de melhores do gênero de 2021, mas esse reconhecimento pode não vir por conta da pouca fama do quinteto e do fato do lançamento ser relativamente tardio (chegou no final de novembro, numa era em que as listas de melhores estranhamente começam a sair antes mesmo do último mês do ano entrar). Mas quem teve o privilégio de ouvir esta obra agradece, de qualquer forma.
Abaixo, o clipe de "To Those Who Rule the World":
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/12/26/resenha-we-are-the-truth-hasse-froberg-musical-companion/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
Jon Bon Jovi participará da entrada em campo no Super Bowl LX
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


