RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Pierce The Veil
Comitiva

Sepultura: Quadra é o melhor álbum da banda em mais de vinte anos

Resenha - Quadra - Sepultura

Por Ricardo Seelig
Postado em 12 de fevereiro de 2020

Três anos após "Machine Messiah", o Sepultura está de volta com "Quadra", seu décimo-quinto disco. O álbum foi lançado dia 7 de fevereiro e a produção é mais uma vez de Jens Bogren (Opeth, Arch Enemy, Angra), repetindo a parceria do disco de 2017. O trabalho é conceitual e baseado em numerologia, e sua inspiração veio do livro Quadrivium, obra publicada em 2010 que fala sobre as quatro artes liberais: cosmologia, geometria, matemática e música. "Quadra", o título, representa um espaço delimitado com um conjunto de regras onde as coisas acontecem, e o conceito explorado pela banda questiona o conhecimento das pessoas e por quais razões elas acreditam nisso ou naquilo.

Sepultura - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum vem com doze músicas, e elas são "separadas" em quatro grupos de três, como se fossem quatro lados de um disco de vinil duplo. Essa separação é percebida facilmente através das mudanças de características das composições. As três primeiras são mais thrash, as próximas três trazem elementos percussivos e o groove da época de "Roots" (1996), o trio seguinte é mais progressivo e a parte final vem com faixas mais cadenciadas e melodiosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aqui me dou o direito de fazer um mea culpa. Quando escrevi sobre "Machine Messiah", afirmei que o disco, apesar de trazer bons momentos, teria papel insignificante na carreira da banda. Um erro, como o tempo me mostrou de maneira clara. Com o passar dos anos, "Machine Messiah" cresceu aos meus ouvidos e hoje tenho o álbum como o marco inicial de uma nova fase na carreira do Sepultura, período esse que é desenvolvido com ainda mais eficiência em "Quadra". Tenho muitas críticas à sonoridade que o Sepultura seguiu em alguns momentos de sua discografia, principalmente os discos lançados durante os anos 2000, onde a banda se aproximou do hardcore e de sonoridades mais extremas e experimentais que não caíram bem aos meus ouvidos. O ápice disso está, na minha opinião, em "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart" (2013), um álbum que muitos celebram mas que eu não consigo ouvir, e essa sensação passa muito pela mixagem e pela forma como os vocais soam em "The Mediator". O que acabou parecendo uma espécie de retrocesso para mim, já que no disco anterior, "Kairos" (2011), a banda havia iniciado um processo de reaproximação com o thrash e que foi abruptamente interrompido no álbum de 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Quadra" afasta o Sepultura das influências hardcore, experimentais e até mesmo industriais exploradas à exaustão pela banda durante a década de 2000 e vem com uma abordagem mais voltada para o metal. Extremo, criativo, inovador, fora da caixa, como sempre foi o metal feito pelo Sepultura. A produção excelente, a execução primorosa e as ótimas músicas resultem em um disco excepcional. Além disso, "Quadra" traz Derrick Green em seu momento de maior brilho nos 22 anos em que está na banda, com uma ótima performance vocal que vai dos tradicionais guturais até momentos de voz limpa e grave que impressionam, como em "Agony of Defeat". A presença de orquestrações e coros encorpam e enriquecem a música da banda e não soam gratuitos, mas sim com propósito, e jogam a favor de canções como "Capital Enslavement". E faixas como "Raging Void", onde a banda não esconde a influência de um gigante contemporâneo como o Mastodon, mostram o quanto a música do quarteto segue andando para frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A variação e a criatividade alcançam seus pontos mais altos no terceiro ato de "Quadra", formado por "Guardians of Earth", "The Pentagram" e "Autem". A primeira inicia de maneira belíssima com um dedilhado de Andreas Kisser que evoluiu para um coro, devidamente seguido pelo peso monolítico característica da banda. O solo de guitarra dessa canção é um dos momentos mais inspirados de toda a trajetória de Kisser, um músico aclamado em todo o planeta e que não é reconhecido como deveria aqui no Brasil. Já na instrumental "The Pentagram" fica evidente o altíssimo nível atual da banda e o quanto a chegada de Eloy Casagrande puxou o quarteto para cima. Inventivo, agressivo e extremamente técnico, o baterista é a grande estrela de "Quadra" ao lado de Andreas, e essa sensação só se solidifica à medida em que as músicas vão chegando aos ouvidos. E "Autem" passeia pelo death metal e melodias orientais que reativam a tradição de elementos étnicos no universo sonoro do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A parte final tem início com a arrepiante música que batiza o trabalho, na verdade um interlúdio instrumental de Andreas ao violão, que introduz a densa e introspectiva "Agony of Defeat", que segue em seus quase seis minutos caminhos que o Sepultura ainda não havia explorado em mais de três décadas de história. E o encerramento com "Fear; Pain; Chaos; Suffering" revela-se um dos ápices de "Quadra". Com participação de Emmily Barreto, vocalista do Far From Alaska, é provavelmente a música mais acessível do disco, tanto pelas ótimas melodias quanto pelo contraste entre as vozes de Emmily e Derrick, que alcança o seu ápice no grudento refrão.

"Quadra" é o primeiro álbum do Sepultura em mais de duas décadas a estar em pé de igualdade com clássicos atemporais como "Beneath the Remains" (1989), "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996). E por mais que uma enorme parcela de "fãs" não admita isso, trata-se de um dos melhores discos da carreira do quarteto. Para esse povo, vale a aplicação do conceito explorado no álbum: questione o conhecimento e as razões pelas quais você segue acreditando nisso ou naquilo. A recompensa vale a pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fonte:
http://www.collectorsroom.com.br/2020/02/review-sepultura-quadra-2020.html

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS