O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de dezembro de 2025
Lenda absoluta do metal, Max Cavalera construiu uma trajetória extensa, iniciada na década de 1980, com a fundação do Sepultura - grupo que deixou em dezembro de 1996. Guitarrista e vocalista do Soulfly, o músico também integra outros projetos, consolidando uma carreira marcada por consistência, resiliência e renovação.
O catálogo de Max reúne dezenas de discos, incluindo joias como "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993), "Roots" (1996), "Soulfly" (1998), "Prophecy" (2004) e "Ritual" (2017). Diante de uma discografia tão variada e extensa, qualquer pergunta sobre seus trabalhos poderia se tornar difícil de responder. Ainda assim, ele não teve dúvidas ao indicar o álbum que mais se divertiu fazendo, durante entrevista concedida ao Songfacts em 2014.

O trabalho escolhido por Max não foi nenhum dos projetos mais conhecidos. O frontman elegeu o único álbum do Nailbomb, "Point Blank" (1994), como o disco com o qual mais proporcionou diversão durante as gravações.
"O que mais me diverti foi o do Nailbomb. O Nailbomb era do tipo 'vale tudo'. Não existia exagero. Nada era proibido. Tudo era permitido. Tudo era bastante raivoso. Tudo era raiva.
Foi um álbum divertido de gravar, porque era só um monte de músicas raivosas compiladas e, na maioria delas, a gente não dava a mínima para o que as outras pessoas pensavam ou o que diriam quando ouvissem (...). No que diz respeito a esse tipo de atitude, o Nailbomb foi o mais divertido."
Capitaneado por Max e Alex Newport, o Nailbomb surgiu em 1993 e foi aposentado dois anos depois. Cavalera reativou o projeto em 2024, e desde então, fez algumas apresentações nos EUA e na Europa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
Max Cavalera diz que único álbum do Nailbomb continua relevante
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Max Cavalera aponta o que ele e Tom Araya tem que IA alguma jamais terá
Max Cavalera diz que não gosta de escrever letras e chama processo de "tedioso"
Max Cavalera tentou repetir a fórmula de "Roots Bloody Roots" em clássico do Soulfly
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
A excepcional música do Metallica que Max Cavalera gostaria de fazer cover


