O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de dezembro de 2025
Lenda absoluta do metal, Max Cavalera construiu uma trajetória extensa, iniciada na década de 1980, com a fundação do Sepultura - grupo que deixou em dezembro de 1996. Guitarrista e vocalista do Soulfly, o músico também integra outros projetos, consolidando uma carreira marcada por consistência, resiliência e renovação.
O catálogo de Max reúne dezenas de discos, incluindo joias como "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993), "Roots" (1996), "Soulfly" (1998), "Prophecy" (2004) e "Ritual" (2017). Diante de uma discografia tão variada e extensa, qualquer pergunta sobre seus trabalhos poderia se tornar difícil de responder. Ainda assim, ele não teve dúvidas ao indicar o álbum que mais se divertiu fazendo, durante entrevista concedida ao Songfacts em 2014.

O trabalho escolhido por Max não foi nenhum dos projetos mais conhecidos. O frontman elegeu o único álbum do Nailbomb, "Point Blank" (1994), como o disco com o qual mais proporcionou diversão durante as gravações.
"O que mais me diverti foi o do Nailbomb. O Nailbomb era do tipo 'vale tudo'. Não existia exagero. Nada era proibido. Tudo era permitido. Tudo era bastante raivoso. Tudo era raiva.
Foi um álbum divertido de gravar, porque era só um monte de músicas raivosas compiladas e, na maioria delas, a gente não dava a mínima para o que as outras pessoas pensavam ou o que diriam quando ouvissem (...). No que diz respeito a esse tipo de atitude, o Nailbomb foi o mais divertido."
Capitaneado por Max e Alex Newport, o Nailbomb surgiu em 1993 e foi aposentado dois anos depois. Cavalera reativou o projeto em 2024, e desde então, fez algumas apresentações nos EUA e na Europa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire

Max Cavalera diz que único álbum do Nailbomb continua relevante
A mensagem passada pelo Sepultura em "Roots", de acordo com Max Cavalera
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica
Max Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outros


