O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de dezembro de 2025
Lenda absoluta do metal, Max Cavalera construiu uma trajetória extensa, iniciada na década de 1980, com a fundação do Sepultura - grupo que deixou em dezembro de 1996. Guitarrista e vocalista do Soulfly, o músico também integra outros projetos, consolidando uma carreira marcada por consistência, resiliência e renovação.
O catálogo de Max reúne dezenas de discos, incluindo joias como "Arise" (1991), "Chaos A.D." (1993), "Roots" (1996), "Soulfly" (1998), "Prophecy" (2004) e "Ritual" (2017). Diante de uma discografia tão variada e extensa, qualquer pergunta sobre seus trabalhos poderia se tornar difícil de responder. Ainda assim, ele não teve dúvidas ao indicar o álbum que mais se divertiu fazendo, durante entrevista concedida ao Songfacts em 2014.

O trabalho escolhido por Max não foi nenhum dos projetos mais conhecidos. O frontman elegeu o único álbum do Nailbomb, "Point Blank" (1994), como o disco com o qual mais proporcionou diversão durante as gravações.
"O que mais me diverti foi o do Nailbomb. O Nailbomb era do tipo 'vale tudo'. Não existia exagero. Nada era proibido. Tudo era permitido. Tudo era bastante raivoso. Tudo era raiva.
Foi um álbum divertido de gravar, porque era só um monte de músicas raivosas compiladas e, na maioria delas, a gente não dava a mínima para o que as outras pessoas pensavam ou o que diriam quando ouvissem (...). No que diz respeito a esse tipo de atitude, o Nailbomb foi o mais divertido."
Capitaneado por Max e Alex Newport, o Nailbomb surgiu em 1993 e foi aposentado dois anos depois. Cavalera reativou o projeto em 2024, e desde então, fez algumas apresentações nos EUA e na Europa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões

Max Cavalera diz que único álbum do Nailbomb continua relevante
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Max Cavalera revela a lição mais importante que aprendeu na vida
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
Como o ícone do Reggae Bob Marley inspirou o lendário Max Cavalera
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura


