Sepultura: O asteroide que rompeu a estratosfera do caos
Resenha - Quadra - Sepultura
Por Michel Sales
Postado em 18 de fevereiro de 2020
O Sepultura, em 2020, lançou o ‘Quadra’, álbum fabuloso e significativo em sua discografia que já se mostrava ausente de uma obra-prima avassaladora frente aos renomados Beneath The Remains, Arise e Chaos A.D.
Destacando a fase Derrick Green (V), desde o Revolusongs e Kairos não se via o Sepultura tão criativo, competente e insano, aliás, até no Mediator... (álbum que merecia uma repaginada na produção por possuir músicas de grande potencial) e Machine Messiah observamos uma evolução latente até chegar ao fantástico ‘Quadra’, caracterizando o melhor da banda num álbum viciante de curtir.
Os trabalhos do Sepultura pós Max Cavalera já haviam distanciado muitos dos fãs mais carrancudos da banda, as chamadas ‘viúvas’, até porque o Sepultura tem buscado encontrar uma identidade mais condizente com as mudanças sofridas. E nestes mais de 20 anos de Derrick urrando nas mais diversas compilações da banda, afirmo que Quadra é o disco que reabilita o Sepultura na cena metal com soberba ascensão.
Deste álbum é fácil destacar todas as faixas com méritos positivos, sobretudo, favorecendo os belos vocais limpos e os mais rasgados do ‘Verde’, quando até mesmo beiram o sarcasmo com categoria ímpar em cada faixa, remetendo suas nuances expressivas baseadas em conceitos sociais, religiosos, culturais, econômicos, educacionais e legislativos como regras impostas a vida, referendadas em Quadrivium, por John Martineau, que compreende as quatro artes liberais da aritmética, geometria, música e cosmologia, estudadas da Antiguidade até a Renascença como uma maneira de vislumbrar a natureza da realidade.
De fato, Derrick e os demais integrantes do Sepultura levaram uma bela puxada de orelha de Jens Bogren, que literalmente espremeu os camaradas na produção do ‘Quadra’. No mais, ouça cada música deste petardo tirando suas próprias conclusões. Resumidamente, Quadra é um disco moderno, progressivo e ás vezes gótico, orquestrado, sobretudo, épico e agressivo. Vida longa ao Sepultura que já conta com 36 anos de carreira. Disco nota 10.
Músicas: 1. Isolation - 2. Means to an End - 3. Last Time - 4. Capital Enslavement - 5. Ali - 6. Raging Void - 7. Guardians of Earth - 8. The Pentagram - 9. Autem - 10. Quadra - 11. Agony of Defeat - 12. Fear, Pain, Chaos, Suffering (Participação de Emmily Barreto, do Far From Alaska).
Arte: Christiano Menezes (Darkside Books). Fotos: Divulgação. Sepultura é: Paulo Xisto Jr. (B), Eloy ‘Trator’ Casagrande (D), Derrick Green (V) e Andreas ‘Rifferama’ Kisser (G).
Outras resenhas de Quadra - Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O Rock in Rio em que James Hetfield tentou entrar no mosh durante show de outra banda
Davide Lo Surdo é o guitarrista mais rápido da história
A impagável reação de Paul Di'Anno ao ouvir o hit "Morango do Nordeste"

Sepultura: Novo álbum é mais um tapa nos fãs
Sepultura toca nova música, "The Place", durante show na Austrália
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Sepultura só tocará músicas da fase Derrick Green no Rock in Rio
Sepultura encerrará sua longa relação com o Rock in Rio neste ano
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



