The Cure: No liquidificador em ótimo disco de remixes de 1990
Resenha - Mixed Up - Cure
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 18 de abril de 2017
"Mixed Up" é um álbum de remixes lançado pelo The Cure em 1990. Na verdade, a frase anterior é um resumo preguiçoso. O disco, que chegou às lojas em 20 de novembro daquele ano, traz doze faixas remixadas, mas não apenas isso. Em muitos casos, o que temos são verdadeiras reinterpretações, com novas versões bastante diferentes das gravações originais. "The Walk" e a "A Forest", por exemplo, foram regravadas, pois a banda não conseguiu encontrar os tapes originais.
Vale contextualizar um pouco as coisas. Naquela época, no final da década de 1980 e início dos 1990, a popularidade dos remixes estava em sem auge. Praticamente todo grande hit ganhava novas releituras produzidas por produtores de renome, renovando o fôlego de uma canção que já tinha data de validade vencida com o grande público.
Talvez o exemplo mais emblemático desse fenômeno seja "Blue Monday", o maior sucesso do New Order. Lançada como single em 7 de março de 1983 e presente no álbum "Power, Corruption & Lies" (que chegou às lojas em 2 de maio de 1983), a canção foi um hit imediato, alcançando o nono lugar no Reino Unido e o quinto posto nos Estados Unidos. Cinco anos depois, em 25 de abril de 1988, "Blue Monday" foi lançada novamente como single, agora em uma versão remixada por Quincy Jones e John Potoker que ganhou o título de "Blue Monday 88". Foi essa versão que colocou a canção definitivamente no imaginário pop, com o início contendo apenas batidas de bumbo que serviam de introdução para a melodia que entrava em seguida. Essa nova versão alcançou o terceiro lugar no Reino Unido e a primeira posição nos Estados Unidos.
Voltando para o The Cure, o que temos são remixagens com duração mais longa que as versões originais. Em alguns casos, Robert Smith chegou a regravar os vocais. O disco, lançado em vinil duplo, trouxe também uma canção inédita, "Never Enough". Smith resumiu o disco como "algo divertido de se fazer depois da desgraça de Disintegration", disco lançado pela banda em 1989.
Na prática, encontramos em "Mixed Up" uma das uniões mais redondas já produzidas entre o rock e a música eletrônica. Pessoalmente, considero algumas versões presentes aqui melhores que as gravações originais, caso de "The Walk" e "Fascination Street", por exemplo.
"Mixed Up" foi lançado em LP duplo e em CD simples. No entanto, a versão em CD veio com uma música a menos, "Why Can’t I Be You?". O motivo: a duração do tracklist extrapolava os 80 minutos de capacidade do CD. Infelizmente, ambas as edições estão fora da catálogo, o que é uma pena, pois trata-se de um álbum sensacional.
A dica é a de sempre: nos serviços de streaming e no YouTube é fácil encontrar as faixas. Vá lá e confira, pois vale a pena.
https://www.youtube.com/watch?list=PLfimnwaZdumgHEUUp2jnVyHiFSh0FVAoy&v=OkEQ9iZbfj0
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Noel Gallagher revela o rockstar que ficou mais impressionado de conhecer pessoalmente
As duas faixas interessantes de "Brave New World" que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
As três músicas famosas do Pink Floyd que David Gilmour não vai mais tocar ao vivo

O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
O ícone do thrash metal que comprou um modelo de guitarra por causa dos caras do The Cure
A música do The Cure tão depressiva que seu vocalista Robert Smith não queria cantar
A banda que Robert Smith nunca gostou: "Só falam de cerveja, futebol e quem grita mais"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



