O ícone do thrash metal que comprou um modelo de guitarra por causa dos caras do The Cure
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de setembro de 2025
Formado no final da década de 1970, o The Cure se notabilizou pela sua sonoridade sombria, melancólica e ao mesmo tempo cativante, que colocou o grupo inglês entre os grandes nomes do rock gótico. Sob a liderança do guitarrista e vocalista Robert Smith, a banda criou músicas que, com o passar do tempo, ganharam a chancela de clássicos atemporais, como "Boys Don't Cry", "Lovesong" e "Friday I'm in Love".
Na década seguinte ao nascimento do The Cure, surgiu um estilo musical marcado por guitarras furiosas, batidas intensas e vocais amedrontadores. Esse gênero passou a ser chamado de thrash metal e consagrou diversas bandas, como o Anthrax, de Nova York.

The Cure e Anthrax pertencem a universos distintos. No entanto, há algo que liga essas duas grandes bandas: o baterista da segunda comprou um modelo de guitarra por causa dos integrantes da primeira. Parece história de pescador, mas não é.
Charlie Benante, baterista do Anthrax, também toca guitarra. Durante uma entrevista concedida ao site Premier Guitar em 2011, ele contou que possui um instrumento modelo Gibson Howard Roberts. O entrevistador Joe Charupakorn apontou que trata-se de uma escolha "estranha". Então, o músico revelou por que adquiriu o item.
"Vou contar uma história engraçada sobre essa guitarra. Em 1992, tínhamos assinado com a Elektra e eu ganhei algum dinheiro. Eu sempre quis uma Howard Roberts, então fui comprá-la. A razão pela qual comprei essa guitarra é que os caras do The Cure falavam muito bem dela. E eu estava totalmente absorvido por todo aquele som que eles estavam fazendo naquela época."
A guitarra desejada por Benante chegou a aparecer em algumas músicas gravadas pelo Anthrax. Ele tentou a utilizar no álbum "Worship Music" (2011), porém, não obteve êxito.
"Foi usada em algumas músicas do Anthrax, como 'Black Lodge' e 'Walk All Over You', um cover do AC/DC que fizemos. Tentei usá-la neste álbum, mas não deu certo."
Citada por Benante, "Black Lodge" é uma das faixas presentes em "Sound of White Noise" (1993), sexto disco do Anthrax - o primeiro deles gravado pelo vocalista John Bush. A música pode ser conferida no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Accept lança "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming

As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"


